MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Ministro e advogado da União citam Guimarães Rosa em sessão plenária
Literatura na Corte

STF: Ministro e advogado da União citam Guimarães Rosa em sessão plenária

O escritor, mestre da linguagem e do regionalismo, continua a influenciar reflexões jurídicas.

Da Redação

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Atualizado às 18:31

Durante sessão plenária do STF, nesta quinta-feira, 27, o escritor e diplomata João Guimarães Rosa foi citado duas vezes em manifestações na Corte.

O ministro Alexandre de Moraes, ao homenagear os 73 anos da sede da ONU em Nova Iorque, destacou a independência dos Estados e o aprimoramento da República Brasileira, mencionando a frase "O que a vida quer da gente é coragem", do livro Grande Sertão: Veredas.

Mais tarde, durante sustentação oral, o advogado-geral da União, João Pedro Antunes Lima da Fonseca Carvalho, ao defender a constitucionalidade de dispositivos da lei de abuso de autoridade, citou outro trecho da mesma obra: "Sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado!".

Veja os momentos:

Quem foi João Guimarães Rosa?

João Guimarães Rosa (1908-1967) foi um escritor, médico e diplomata brasileiro, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Sua obra é marcada por uma linguagem inovadora, regionalismo e profundidade filosófica. Seu livro mais famoso, Grande Sertão: Veredas (1956), revolucionou a prosa brasileira ao misturar oralidade, neologismos e reflexões existenciais no contexto do sertão mineiro.

Outras obras notáveis incluem Sagarana e Corpo de Baile. Guimarães Rosa explorou a complexidade da alma humana e da cultura sertaneja, tornando-se referência na literatura mundial.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA