MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Davi nega impeachment de ministros do STF: "já temos muitos problemas"
Entrevista

Davi nega impeachment de ministros do STF: "já temos muitos problemas"

O presidente do Senado ainda criticou a legislação atual sobre impeachment, criada durante a ditadura, e defendeu sua atualização.

Da Redação

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Atualizado em 1 de março de 2025 09:52

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que não pautará pedidos de impeachment contra ministros do STF durante sua gestão, alegando que isso agravaria a polarização política e causaria prejuízos à população brasileira. Em entrevista ao senador Jorge Kajuru em seu programa na Rede TV!, Alcolumbre criticou a atual lei de impeachment, elaborada durante a ditadura militar, e defendeu sua atualização. 

De acordo com informações do Congresso em Foco, Alcolumbre destacou que a proposta de impeachment, especialmente contra ministros do STF, em um momento de forte polarização política, não seria a solução para os problemas enfrentados pelo país.

Ele reiterou a importância de se respeitar a harmonia entre os Três Poderes e a necessidade de cada um cumprir suas atribuições sem invadir o campo de competência dos outros.

Temos que buscar com que cada Poder possa conviver dentro das suas atribuições, um respeitando o outro, sem avançar a linha da autonomia e da autoridade de cada poder.

Segundo levantamento feito pelo site, Barroso e Moraes lideram os pedidos de impeachment. Veja os dados.

 (Imagem: Agência Senado)

Para Davi Alcolumbre, impeachment de ministros do STF não é a solução.(Imagem: Agência Senado)

portal de notícias também afirmou que o senador se manifestou sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, defendendo a modulação das penas para os envolvidos.

Embora tenha reconhecido a gravidade dos acontecimentos, Alcolumbre afirmou que a anistia generalizada não é viável, já que isso poderia ferir o devido processo legal. “Não pode ser uma anistia para todos de maneira igual. E também não pode, nas decisões judiciais, ser uma punibilidade para todos na mesma gravidade", disse.

Em relação à reforma ministerial, Davi Alcolumbre revelou que não foi consultado pelo presidente Lula, mas destacou que tem “certeza absoluta” de que essa conversa ocorrerá em breve.

O senador, que participou das negociações durante a transição para a composição do atual ministério, foi responsável pela indicação de Waldez Góes para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Por fim, Alcolumbre delineou suas prioridades para o primeiro semestre de 2025, com um foco na desburocratização do país, especialmente voltado ao empreendedorismo e microcrédito.

Davi afirmou que se reunirá com líderes partidários após o Carnaval para definir uma lista de 50 prioridades legislativas até o meio do ano. Segundo o Congresso em Foco, Davi Alcolumbre afirmou que essa agenda será central para melhorar o ambiente de negócios e facilitar o processo de abertura de empresas no Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...