MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Regras de publicidade de remédios e alimentos são questionadas no STF
Constitucionalidade

Regras de publicidade de remédios e alimentos são questionadas no STF

Para associação, resoluções da Anvisa estabelecem limites que apenas poderiam ser criados por lei Federal.

Da Redação

domingo, 9 de março de 2025

Atualizado às 19:20

A Abert - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão ingressou com ação no STF questionando a constitucionalidade de resoluções da Anvisa que impõem restrições à publicidade de medicamentos e de alimentos considerados nocivos à saúde.

A ação foi distribuída ao ministro Cristiano Zanin.

Inconstitucionalidade

Segundo a Abert, as normas (24/10) e (96/08) da Anvisa estabelecem limites que apenas poderiam ser criados por meio de lei Federal. A associação argumenta, ainda, que as restrições são desproporcionais e impactam a liberdade econômica, pois, em vez de fornecer informações ao consumidor, visariam inviabilizar a publicidade desses produtos.

No pedido, a Abert destacou que as resoluções já foram suspensas por decisões judiciais, mas podem ser restabelecidas em breve.

 (Imagem: Freepik)

Abert questiona no STF regras da Anvisa sobre publicidade de alimentos e medicamentos.(Imagem: Freepik)

STF

No STF, a validade das normas está sendo analisada nos AREs 1.477.940 e 1.480.888, sob relatoria dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin. Nas ações, S.Exas votaram pela constitucionalidade das resoluções ao entenderem pela competência da Anvisa para regular questões que envolvem a saúde pública.

Os julgamentos foram suspensos em outubro de 2024, após pedido de vista da ministra Cármen Lúcia. 

Diante disso, a Abert pede liminar para suspender a eficácia das normas, reforçando a necessidade de pronunciamento do Plenário sobre o tema, atualmente em discussão na 1ª turma.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...