MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR: Lei paulista sobre cobrança de áreas ocupadas por postes da rede elétrica deve ser suspensa

PGR: Lei paulista sobre cobrança de áreas ocupadas por postes da rede elétrica deve ser suspensa

X

Da Redação

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Atualizado às 08:05


PGR

Lei paulista sobre cobrança de áreas ocupadas por postes da rede elétrica deve ser suspensa

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, emitiu parecer favorável à argüição de descumprimento de preceito fundamental nº 98, com pedido de medida cautelar, interposta pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica - Abradee.

A associação pede a impugnação do artigo 1º, caput e parágrafo único, da Lei nº 14.054/2005 (clique aqui), do município de São Paulo, e do Decreto Municipal nº 46.650/2005, que regulamenta essa lei. As normas tratam de cobrança de preço público pela ocupação de calçadas e logradouros por postes de energia elétrica. De acordo com a Abradee, a cobrança do preço público acarreta prejuízos às concessionárias e, conseqüentemente, ao usuário do serviço público, a quem será repassado o encargo.

O procurador-geral ressalta que esse tema já é objeto de duas ADIns 3763 e 3798), movidas contra leis estaduais ligadas à prestação de serviço de energia elétrica, cuja regulamentação é de competência privativa da União (artigos 21, inciso XII, alínea b, e 22, inciso IV, da Constituição da República).

Antonio Fernando também destaca que "há de se conferir especial valor pedagógico da decisão a ser proferida pelo Supremo, que, se for pela procedência do pedido, certamente evitará que outros municípios, entre os milhares que existem no país, disciplinem a questão em apreço".

O parecer foi enviado ao ministro Joaquim Barbosa, que vai analisar o caso no STF.

_____________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA