MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alexandra Loras elenca as ações afirmativas necessárias para advocacia
Diversidade e Inclusão

Alexandra Loras elenca as ações afirmativas necessárias para advocacia

Em entrevista ao Migalhas, a consultora em Diversidade e Inclusão elogiou o Brasil na busca pela equidade e falou da necessidade de políticas afirmativas para a advocacia, salientando a importância da inclusão de mulheres e negros em posições de liderança.

Da Redação

quinta-feira, 13 de março de 2025

Atualizado às 22:37

Considerado um dos eventos mais importantes da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, nesta semana teve início o ciclo de palestras do "Mês da Mulher".  Para abrir os trabalhos, a primeira agenda foi apresentada pela consultora de diversidade e consulesa da França no Brasil, Alexandra Loras, em uma cerimônia especial com transmissão ao vivo e totalmente gratuita. 

Em entrevista ao Migalhas, Alexandra falou sobre as políticas afirmativas que devem ser desenvolvidas na advocacia para ampliar a participação de mulheres e negros em espaços de poder.

"As melhores iniciativas são primeiro educar associados sobre aquela temática, entender sobre o desequilíbrio das presenças de lideranças femininas ou negras dentro dos espaços de tomada de decisão", destaca Loras.

Segundo a consultora, no judiciário, a equidade racial ainda é um desafio. A ausência de magistrados negros reforça desigualdades e limita perspectivas essenciais para um sistema mais equilibrado. E ainda reforça a necessidade de ter juízes e juízas negras para também ser mais justo na questão de sentenças.

Ainda nessa questão, a palestrante argumenta que é necessário que empresas e associações ofereçam às mulheres os mesmos benefícios oferecidos aos homens. Ela reforça também a importância do entendimento, por parte das mulheres, em construir sua própria autoridade, aprender a lidar com o branding pessoal e fazer networking. 

Em relação ao Brasil, Loras elogiou o intersse do país em buscar políticas públicas que minimizem a falta de equidade. 

"Sobre gênero e a pauta feminina , eu vejo que o Brasil tem um avanço, que está se acelerando nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.aponta Alexandra. "O Brasil vem insistindo em pautas de diversidade e inclusão", complementa.

"A síndrome do vira-lata faz os brasileiros pensarem que tudo que vem de fora é melhor. Mas, realmente hoje no Brasil tem uma consciencia e uma narrativa muito forte na mídia e posso observar nos últimos 10 anos uma grande mudança", afirma Loras. 

Para ela, por mais que os desafios sejam grandes, o país está seguindo um caminho de transformação, evidenciando discussões fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, principalmente no mundo da advocacia.

Com uma trajetória inspiradora na luta por igualdade racial e de gênero, Loras é também sensitivity reader da revista Harper's Bazaar e atua na capacitação de líderes empresariais para promover ambientes mais diversos e inclusivos. 

Para Renata Mariz, o tema da abertura marca o compromisso da AASP com a ampliação da presença feminina em cargos de liderança no Direito brasileiro. "Temos a responsabilidade, como uma das mais importantes entidades representativas da Advocacia, de somar forças nessa luta que é de todas as pessoas", salienta.

Ao longo de todo o mês de março, serão realizadas palestras sobre temas fundamentais para a atuação das mulheres na advocacia e no mercado de trabalho, trazendo perspectivas inovadoras e práticas para o fortalecimento profissional.

A programação conta com a participação de profissionais de destaque, entre elas: Záira Jesus Pereira, advogada criminalista especialista em gênero; Camila Moura de Carvalho, juíza do Trabalho no TRT-15; Lívia Madeira, advogada criminalista especialista em Ciências Penais; Fernanda Gomes Barjud Silva, diretora jurídica geral do Grupo Pão de Açúcar; Ana Paula Camelo, doutora em Política Científica e Tecnológica; Lucia Ancona Lopez de Magalhães, advogada e autora do livro Publicidade e Direito.

Para conferir todos os detalhes sobre e garantir vaga gratuita, basta acessar a página do evento.AASP - Associação dos Advogados

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA