MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alexandra Loras elenca as ações afirmativas necessárias para advocacia
Diversidade e Inclusão

Alexandra Loras elenca as ações afirmativas necessárias para advocacia

Em entrevista ao Migalhas, a consultora em Diversidade e Inclusão elogiou o Brasil na busca pela equidade e falou da necessidade de políticas afirmativas para a advocacia, salientando a importância da inclusão de mulheres e negros em posições de liderança.

Da Redação

quinta-feira, 13 de março de 2025

Atualizado às 22:37

Considerado um dos eventos mais importantes da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo, nesta semana teve início o ciclo de palestras do "Mês da Mulher".  Para abrir os trabalhos, a primeira agenda foi apresentada pela consultora de diversidade e consulesa da França no Brasil, Alexandra Loras, em uma cerimônia especial com transmissão ao vivo e totalmente gratuita. 

Em entrevista ao Migalhas, Alexandra falou sobre as políticas afirmativas que devem ser desenvolvidas na advocacia para ampliar a participação de mulheres e negros em espaços de poder.

"As melhores iniciativas são primeiro educar associados sobre aquela temática, entender sobre o desequilíbrio das presenças de lideranças femininas ou negras dentro dos espaços de tomada de decisão", destaca Loras.

Segundo a consultora, no judiciário, a equidade racial ainda é um desafio. A ausência de magistrados negros reforça desigualdades e limita perspectivas essenciais para um sistema mais equilibrado. E ainda reforça a necessidade de ter juízes e juízas negras para também ser mais justo na questão de sentenças.

Ainda nessa questão, a palestrante argumenta que é necessário que empresas e associações ofereçam às mulheres os mesmos benefícios oferecidos aos homens. Ela reforça também a importância do entendimento, por parte das mulheres, em construir sua própria autoridade, aprender a lidar com o branding pessoal e fazer networking. 

Em relação ao Brasil, Loras elogiou o intersse do país em buscar políticas públicas que minimizem a falta de equidade. 

"Sobre gênero e a pauta feminina , eu vejo que o Brasil tem um avanço, que está se acelerando nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.aponta Alexandra. "O Brasil vem insistindo em pautas de diversidade e inclusão", complementa.

"A síndrome do vira-lata faz os brasileiros pensarem que tudo que vem de fora é melhor. Mas, realmente hoje no Brasil tem uma consciencia e uma narrativa muito forte na mídia e posso observar nos últimos 10 anos uma grande mudança", afirma Loras. 

Para ela, por mais que os desafios sejam grandes, o país está seguindo um caminho de transformação, evidenciando discussões fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, principalmente no mundo da advocacia.

Com uma trajetória inspiradora na luta por igualdade racial e de gênero, Loras é também sensitivity reader da revista Harper's Bazaar e atua na capacitação de líderes empresariais para promover ambientes mais diversos e inclusivos. 

Para Renata Mariz, o tema da abertura marca o compromisso da AASP com a ampliação da presença feminina em cargos de liderança no Direito brasileiro. "Temos a responsabilidade, como uma das mais importantes entidades representativas da Advocacia, de somar forças nessa luta que é de todas as pessoas", salienta.

Ao longo de todo o mês de março, serão realizadas palestras sobre temas fundamentais para a atuação das mulheres na advocacia e no mercado de trabalho, trazendo perspectivas inovadoras e práticas para o fortalecimento profissional.

A programação conta com a participação de profissionais de destaque, entre elas: Záira Jesus Pereira, advogada criminalista especialista em gênero; Camila Moura de Carvalho, juíza do Trabalho no TRT-15; Lívia Madeira, advogada criminalista especialista em Ciências Penais; Fernanda Gomes Barjud Silva, diretora jurídica geral do Grupo Pão de Açúcar; Ana Paula Camelo, doutora em Política Científica e Tecnológica; Lucia Ancona Lopez de Magalhães, advogada e autora do livro Publicidade e Direito.

Para conferir todos os detalhes sobre e garantir vaga gratuita, basta acessar a página do evento.AASP - Associação dos Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram