MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Evento discute impactos da reforma tributária no mercado livre de energia
Energia

Evento discute impactos da reforma tributária no mercado livre de energia

O encontro abordou temas cruciais para empresas e investidores do setor de energia, incluindo as propostas da Aneel e seus efeitos na abertura do Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Da Redação

sexta-feira, 14 de março de 2025

Atualizado às 18:04

A Energo Soluções em Energia promoveu na semana passada o workshop "Expansão do Mercado Livre e Reforma Tributária: Impactos Regulatórios e Fiscais". O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e teve como foco as transformações no setor elétrico brasileiro frente às novas diretrizes regulatórias e fiscais.

Workshop debate impactos da reforma tributária e expansão do mercado livre de energia (Imagem: Divulgação)

Workshop debate impactos da reforma tributária e expansão do mercado livre de energia(Imagem: Divulgação)

O encontro abordou temas cruciais para empresas e investidores do setor, incluindo as propostas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e seus efeitos na abertura do Ambiente de Contratação Livre (ACL), além da reforma tributária e suas repercussões no mercado de energia. Foram discutidas também as oportunidades, desafios e as estratégias que os agentes do setor estão adotando para se adequar às novas regulamentações.

Com entrada gratuita, o evento ofereceu duas modalidades de participação: presencial, com vagas limitadas, e online, por meio de transmissão ao vivo pelo YouTube (assista aqui). A programação incluiu um momento de networking acompanhado de um café da manhã, facilitando a interação entre especialistas, empresários e profissionais do setor elétrico.

Adão Linhares, CEO da Energo, destacou que a reforma tributária representa um avanço na simplificação do sistema, mas que é necessário prestar atenção aos impactos no setor de energia elétrica. "É fundamental observar esse impacto. Precisamos entender a distância entre o valor de produção e o valor de consumo em termos de tributação. Os detalhes do setor elétrico são tão complexos que devem ser discutidos com cuidado em toda a cadeia", afirmou Linhares.

Rodrigo Sluminsky, sócio do Gaia Silva Gaede Advogados, ressaltou a importância do evento ao discutir a regulamentação específica do setor de energia e os efeitos da reforma tributária. "Foi um workshop excepcional, que trouxe à tona aspectos relevantes sobre a transição energética e os impactos da reforma tributária. Em alguns casos, pode haver um custo temporário para geradores e comercializadores; no entanto, com a implementação integral da reforma até 2033, o impacto tende a ser minimizado", declarou Sluminsky.

O workshop se configurou como uma oportunidade valiosa para compreender as transformações do mercado de energia no Brasil e seus desdobramentos no ambiente regulatório e fiscal, reunindo especialistas de diversas áreas para um debate aprofundado sobre o futuro do setor.Gaia Silva Gaede Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...