MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Advogado com poderes especiais poderá sacar créditos e honorários
$$$

TST: Advogado com poderes especiais poderá sacar créditos e honorários

Ele tinha procuração específica, o que afasta a necessidade de uma guia para cada finalidade.

Da Redação

segunda-feira, 17 de março de 2025

Atualizado às 12:57

A 2ª turma do TST determinou que seja emitida apenas uma guia, em nome do advogado de um ex-supervisor administrativo de um banco, para o saque dos créditos devidos a ele e os honorários advocatícios.

O trabalhador havia dado ao advogado uma procuração com poderes especiais para receber os valores devidos, o que, para o colegiado, afasta a necessidade de emissão de duas guias, uma para cada finalidade.

 (Imagem: AdobeStock)

Advogado com poderes especiais poderá sacar créditos do cliente junto com honorários.(Imagem: AdobeStock)

O supervisor, que trabalhou no banco de 2010 a 2016, obteve o deferimento de diversas parcelas trabalhistas na Justiça. Inicialmente, a 8ª vara do Trabalho de Curitiba/PR determinou a emissão de duas guias separadas: uma em nome do trabalhador e outra para os honorários advocatícios.

O ex-supervisor recorreu ao TRT da 9ª região, solicitando a liberação integral dos valores ao seu advogado, com base na procuração apresentada. O TRT, no entanto, manteve a decisão da vara de Curitiba, alegando que, embora não seja prática comum, o procedimento não é vedado por lei ou jurisprudência.

O caso foi levado ao TST, onde o trabalhador argumentou que a expedição de alvará em seu nome, com poderes para receber e dar quitação, configura direito do advogado legalmente constituído.

A ministra Delaíde Miranda Arantes, relatora do caso, citou o artigo 105 do CPC, que estabelece a necessidade de poderes especiais para a prática de certos atos processuais, como receber e dar quitação.

A relatora também mencionou o artigo 5º do Estatuto da OAB (lei 8.906/94), que prevê a inclusão na procuração da autorização para a prática de atos judiciais que exijam poderes especiais.

Com base nesses dispositivos e na jurisprudência do STJ, o TST entendeu que a negativa do direito de receber os valores, quando conferido por procuração com poderes especiais, torna ineficaz a vontade da parte. A decisão foi unânime.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...