MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Tempo de aposentadoria por invalidez conta para gratificação de bancário
Função

TST: Tempo de aposentadoria por invalidez conta para gratificação de bancário

Colegiado considerou o tempo de recebimento da gratificação, conforme a Súmula 372 do TST.

Da Redação

quinta-feira, 20 de março de 2025

Atualizado às 17:31

A 1ª turma do TST condenou instituição financeira ao pagamento de diferenças salariais a escriturário, referente à incorporação da gratificação de função, que a recebeu por mais de dez anos. A decisão considerou o período em que o funcionário exerceu o cargo comissionado e o tempo em que esteve afastado por aposentadoria por invalidez.

O escriturário assumiu o cargo comissionado em abril de 1999 e, em 2004, afastou-se por invalidez, retornando em 2009. Durante todo esse período, recebeu a gratificação de função.

O juízo de 1º grau e o TRT da 10ª região julgaram o pedido improcedente, argumentando que o período de afastamento não deveria ser considerado.

 (Imagem: Brazil Photo Press/Folhapress)

Para 1ª turma, critério para incorporação é o tempo de percepção da gratificação.(Imagem: Brazil Photo Press/Folhapress)

No entanto, o TST, com base na Súmula 372, entendeu que o critério para a incorporação é o tempo de recebimento da gratificação, e não o exercício contínuo da função.

O ministro Hugo Scheuermann, relator do recurso, destacou que o bancário recebeu a gratificação por mais de 10 anos, somando os períodos de exercício e afastamento.

O que se visou garantir com esse verbete foi a estabilidade financeira do empregado e a irredutibilidade do seu salário, de modo que o requisito bastante para a incorporação é a sua percepção, e não o seu exercício, por pelo menos 10 anos”, concluiu.

O Tribunal omitiu o número do processo.

Informações: TST.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...