MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes manda Meta e X fornecerem dados e IP de Allan dos Santos à PF
Foragido

Moraes manda Meta e X fornecerem dados e IP de Allan dos Santos à PF

Blogueiro bolsonarista, que está foragido nos EUA desde 2021, é investigado por crimes como organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Da Redação

quinta-feira, 20 de março de 2025

Atualizado às 07:38

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que as empresas Meta e X forneçam dados e conteúdos de postagens do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos à Polícia Federal. A decisão foi proferida nesta terça-feira, 19, e atende a um pedido da PF no âmbito das investigações sobre a atuação do usuário em redes sociais.

Allan dos Santos teve a prisão preventiva decretada em outubro de 2021, após ser apontado como integrante de uma organização criminosa que atua na disseminação de fake news e ataques ao Judiciário.

Ele é investigado também por crimes contra a honra, incitação ao crime, preconceito e lavagem de dinheiro. Desde então, o blogueiro permanece foragido da Justiça brasileira e vive nos Estados Unidos.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Allan dos Santos está foragido nos EUA desde 2021.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Na decisão, Alexandre de Moraes determinou que a Meta, dona do Instagram, forneça à Polícia Federal dados cadastrais, registros de IP e o conteúdo das postagens dos perfis @allanconta44 e @allanconta45, no período de 1º de junho de 2024 a 1º de fevereiro de 2025. O ministro estipulou uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

A empresa X Brasil Internet, que administra o antigo Twitter, foi ordenada a repassar à PF os conteúdos das postagens feitas no perfil @allanconta no mesmo período. O ministro também impôs multa diária de R$ 100 mil caso a determinação não seja atendida.

Além das plataformas, Moraes encaminhou os autos à Polícia Federal para a continuidade das investigações e notificou a PGR sobre o caso.

Relembre

O blogueiro é alvo de diversos inquéritos no STF, sendo investigado por difusão de desinformação e ataques contra instituições democráticas.

A ordem de prisão preventiva expedida em 2021 veio após a Polícia Federal identificar que Allan dos Santos operava canais de comunicação para incitação contra ministros do Supremo e outras autoridades.

Desde que deixou o Brasil, Allan vem utilizando plataformas digitais para continuar suas publicações e defender aliados políticos, ao mesmo tempo em que critica as investigações conduzidas contra ele.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...