MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa têxtil não pode usar marca de concorrente registrada no INPI
Registro de marca

Empresa têxtil não pode usar marca de concorrente registrada no INPI

Decisão foi tomada após a empresa registrada apontar confusão entre os consumidores causada pela concorrente.

Da Redação

quinta-feira, 20 de março de 2025

Atualizado às 16:13

A juíza Lívia Vaz da Silva, da 26ª vara Cível de Goiânia/GO, determinou que empresa do ramo têxtil se abstenha de utilizar a marca Ladofit em qualquer meio físico ou virtual, diante da semelhança com marca concorrente regularmente registrada no INPI. 

Nos autos, a empresa registrada alegou que foi surpreendida com o uso indevido da marca por loja do mesmo segmento, que passou a empregar a identidade visual da requerente em site, redes sociais e outras plataformas digitais, gerando confusão entre consumidores.

Apontou, ainda, a veiculação de vídeos na internet nos quais clientes relatam engano entre as marcas, agravando o prejuízo à imagem da empresa.

Diante disso, requereu liminarmente a busca e apreensão de materiais físicos e digitais que utilizassem a marca, além da proibição de qualquer uso do nome Ladofit pela concorrente, com a retirada imediata da marca dos canais virtuais, sob pena de multa.

 (Imagem: Pixabay)

Empresa deve cessar uso indevido de marca.(Imagem: Pixabay)

Ao analisar o pedido, a magistrada entendeu presentes os requisitos legais para concessão da medida, reconhecendo o risco de dano à marca registrada diante da possibilidade de os consumidores acreditarem em vínculo entre as empresas.

Tal situação foge ao controle do autor e pode gerar prejuízos relevantes ao exercício da atividade empresária, caso a medida não seja deferida”, consignou.

Assim, a juíza determinou que a empresa ré se abstenha de utilizar a marca Ladofit em sites, redes sociais, fachadas, embalagens e etiquetas, fixando o prazo de 60 dias para adoção das providências, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, limitada a 60 dias. O pedido de busca e apreensão foi indeferido.

O escritório Machado & Magalhães Advogados Associados atuou na causa.

Leia aqui a sentença.Machado e Magalhães Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista