MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF mantém Moraes, Dino e Zanin em julgamento de Bolsonaro
Recursos negados

STF mantém Moraes, Dino e Zanin em julgamento de Bolsonaro

Ex-presidente havia pedido o afastamento dos ministros.

Da Redação

sexta-feira, 21 de março de 2025

Atualizado às 10:33

O STF decidiu nesta quinta-feira, 20, que os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin participarão do julgamento da denúncia sobre a suposta trama golpista. O caso será analisado pela 1ª turma da Corte na próxima terça-feira, 25.

A decisão foi tomada em julgamento virtual dos recursos apresentados pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos generais Braga Netto e Mário Fernandes, que pediam o afastamento dos três ministros. O STF rejeitou os pedidos por ampla maioria.

O placar foi de 9 a 1 contra o impedimento de Moraes e Dino. Já o pedido de afastamento de Zanin foi rejeitado por unanimidade (10 a 0). O único voto favorável ao afastamento de Moraes e Dino foi do ministro André Mendonça.

Para ele, Moraes não poderia relatar o caso por figurar como vítima na denúncia apresentada pela PGR. Em relação a Dino, Mendonça entendeu que o ministro deveria ser impedido por ter apresentado ação contra Bolsonaro enquanto ocupava o cargo de ministro da Justiça, antes de integrar o STF. No entanto, ele considerou que Zanin poderia participar do julgamento, apesar de ter atuado como advogado da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entenda

No mês passado, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, já havia negado os pedidos de impedimento apresentados pela defesa de Bolsonaro. Os advogados recorreram, e os recursos foram levados ao plenário virtual da Corte. A defesa argumentou que Flávio Dino, enquanto ministro da Justiça, entrou com queixa-crime contra Bolsonaro, e que Cristiano Zanin, antes de integrar o STF, atuou em ações eleitorais contra a chapa Bolsonaro-Braga Netto em 2022.

Também foi negado o pedido da defesa de Braga Netto para afastar o relator, ministro Alexandre de Moraes, sob o argumento de que ele figura como vítima na denúncia.

O julgamento

A denúncia apresentada pela PGR será julgada no dia 25 de junho pela 1ª turma do STF. Além de Bolsonaro e Braga Netto, são acusados outros seis investigados ligados ao chamado núcleo 1 da suposta tentativa de golpe de Estado. Caso a maioria dos ministros aceite a denúncia, os acusados se tornarão réus e passarão a responder a ação penal no Supremo.

A 1ª turma do STF é composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Conforme o regimento interno do Tribunal, cabe às turmas o julgamento de ações penais, e, como o relator pertence à 1ª turma, o caso será analisado por esse colegiado.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...