MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IDDD volta a realizar o projeto ECid presencialmente
Educação prisional

IDDD volta a realizar o projeto ECid presencialmente

Em 2025, o projeto Educação para Cidadania no Cárcere completa 15 anos e volta a ter sua edição presencial.

Da Redação

sexta-feira, 21 de março de 2025

Atualizado às 14:17

Um dos projetos mais antigos do IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa, o ECid -Educação para Cidadania no Cárcere, oferecido em unidades prisionais, busca construir com pessoas privadas de liberdade noções sobre seus direitos e garantias fundamentais. Este ano, a iniciativa completa 15 anos e retoma as edições presenciais em São Paulo. Também seguirão acontecendo edições on-line no Rio Grande do Sul. Até agora, foram oferecidos 26 cursos ao longo dos anos.

Desde o início, associados(as) do IDDD atuam como voluntários na iniciativa, revezando-se entre os encontros do projeto. A formação, seja presencial ou virtual, também conta com um(a) educador(a) responsável pela construção dos encontros, baseada na metodologia freireana de educação popular, que acompanha o projeto desde sua fundação e fortalece o vínculo com participantes do curso.

"Os códigos, termos e expressões do universo jurídico podem se tornar obstáculos para o pleno exercício do direito de defesa. Uma das grandes angústias de quem está privado de liberdade é a falta de informação. Com frequência, as pessoas têm pouco ou nenhum conhecimento sobre os detalhes de seus próprios casos", afirma Marina Dias, diretora executiva do IDDD.

A série de encontros do ECid entre associados(as) e pessoas privadas de liberdade proporciona discussões sobre o funcionamento do Estado, os direitos fundamentais, as etapas do processo penal, o cumprimento da pena e sua função social, entre outros temas. O projeto busca formar agentes multiplicadores dentro e fora das prisões.

"A importância do ECid é que ele está focado em pessoas quase sempre esquecidas pela sociedade. Embora o direito de defesa esteja presente em nossa Constituição, essa não é uma garantia plenamente observada. Democratizar o acesso a informações jurídicas e constitucionais é um grande passo nesse sentido", destaca Guilherme Carnelós, presidente do IDDD.

 (Imagem: Reprodução/ Instagram IDDD)

Foto do ECid 2018(Imagem: Reprodução/ Instagram IDDD)

Alguns marcos do projeto

2017 | O ministro Sebastião Alves dos Reis Júnior participa do projeto Educação para Cidadania no Cárcere, em uma edição voltada a mulheres trans e travestis.

2017 | O projeto recebe Menção Honrosa no Prêmio Betinho de Cidadania.

2018 | A 16ª edição do curso ocorreu no CPP de Butantã, tendo como público-alvo mulheres gestantes e mães.

2022 | As duas primeiras edições on-line alcançaram pessoas fora de São Paulo, nos estados do Rio Grande do Sul e Rondônia.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto!

IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.