MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano indenizará criança com TEA após negar terapeuta escolar
Tratamento

Plano indenizará criança com TEA após negar terapeuta escolar

Magistrado destacou a obrigatoriedade de fornecimento do tratamento pelo método ABA.

Da Redação

domingo, 30 de março de 2025

Atualizado em 28 de março de 2025 17:20

Plano de saúde deverá custear acompanhamento terapêutico em ambiente escolar e indenizar criança com TEA em R$ 3 mil por danos morais. Na decisão, o juiz de Direito Carlos Eugênio de Castro Montenegro, da 5ª vara Cível de Recife/PE, observou a obrigação da operadora de fornecer o tratamento pelo método ABA.

Segundo os autos, a criança foi diagnosticada com autismo, precisando realizar tratamento continuado e por tempo indeterminado com equipe multidisciplinar qualificada e capacitada. No entanto, o pedido para inclusão de assistente terapêutico em ambiente escolar foi negado pelo plano de saúde sob o argumento de que esse tipo de profissional estaria fora do rol da ANS. Para a operadora, o serviço teria natureza educacional, e por isso não estaria incluído nas obrigações contratuais.

 (Imagem: Freepik)

Plano indenizará criança com TEA que teve terapia escolar negada.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado destacou antigo entendimento no sentido de que o tratamento com acompanhante terapêutico deve ser coberto pela operadora, desde que realizado em ambiente clínico e conduzido por profissionais de saúde. Contudo, afirmou ter reavaliado a questão com base em decisão proferida em processo semelhante, concluindo pela obrigatoriedade do custeio também em ambiente escolar.

"Conclui-se, pois, que a operadora de saúde se encontra obrigada a fornecer relevante tratamento nos métodos ABA. Sendo assim, a procedência do pedido para fornecer o acompanhante terapêutico, em âmbito domiciliar e escolar, é medida que se impõe."

Além disso, o magistrado observou que a recusa do plano em fornecer o acompanhante terapêutico em âmbito escolar teria atingido a honra do paciente, justificando a indenização por danos morais.

Diante disso, fixou o pagamento de R$ 3 mil pelos danos morais, e condenou a empresa ao fornecimento do acompanhante terapêutico por meio de rede conveniada, destacando que, caso a família opte por rede particular, o reembolso previsto contratualmente deverá ser aplicado.

O escritório Guedes & Ramos Advogados Associados atuou pela criança.

Leia a sentença.

Guedes & Ramos Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...