MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça limita descontos a 30% da renda de superendividada
Empréstimo

Justiça limita descontos a 30% da renda de superendividada

Magistrado considerou o risco de agravamento da situação de vulnerabilidade da beneficiária.

Da Redação

domingo, 30 de março de 2025

Atualizado em 28 de março de 2025 17:15

Instituições financeiras deverão limitar descontos de empréstimos contratados a 30% da renda de beneficiária superendividada. Na liminar, o juiz de Direito Paulo Roberto Paludo, da 2ª vara Cível de Goiatuba/GO, considerou o risco de comprometimento da subsistência da cliente.

A beneficiária relatou que, em virtude dos empréstimos contratados, especialmente para suprir necessidades familiares, sua renda líquida passou a sofrer descontos excessivos, o que teria levado à situação de superendividamento. Diante disso, a cliente solicitou que os descontos das parcelas, que representavam 90% de sua renda, fossem limitados a 30%.

 (Imagem: Freepik)

Bancos deverão limitar descontos a 30% da renda de superendividada.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado reconheceu a presença dos requisitos legais para concessão da medida, destacando ser "evidente a probabilidade do direito defendido em relação à limitação imediata dos descontos, pois foi comprovada a situação de superendividamento da parte requerente".

Além disso, também observou o perigo de dano, vez que a cliente tem grande parte de sua renda mensal comprometida devido aos descontos efetuados pelos bancos.

"A continuidade dos descontos em valor superior à renda do autor agravaria ainda mais sua vulnerabilidade, comprometendo até sua subsistência, visto que os valores descontados são considerados alimentares."

Diante disso, determinou a limitação dos descontos, além da abstenção das instituições financeiras de incluírem o nome da beneficiária em cadastros de inadimplentes e, caso já haja registros, que sejam excluídos em até cinco dias.

Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 1 mil, limitada a R$ 20 mil.

O escritório GCDR Advocacia atuou pela beneficiária.

Leia a decisão.

GCDR Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...