MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para Dino, distorções em fundos causam "canibalização orçamentária"
Canibalismo...no erário

Para Dino, distorções em fundos causam "canibalização orçamentária"

Ministro alerta que fragmentação compromete financiamento de áreas essenciais como educação e saúde.

Da Redação

quarta-feira, 26 de março de 2025

Atualizado às 17:16

Em sessão plenária no STF, nesta quarta-feira, 26, ministro Flávio Dino, ao votar em ação que discute a constitucionalidade de taxas cobradas pelo Corpo de Bombeiros, criticou o que chamou de "canibalização do orçamento público" e alertou para distorções no uso de taxas com "viés de imposto".

Segundo o ministro, há uma tendência crescente de fragmentação da peça orçamentária com a criação de fundos e taxas vinculadas a diferentes órgãos e setores. "Todo mundo quer uma taxa e um fundo para chamar de seu, e isso resulta em que a peça orçamentária vai cada vez mais se tornando inviável", pontuou.

Dino explicou que a multiplicação de vinculações de receitas - como aquelas destinadas à educação, saúde, Poderes, e mais recentemente às emendas parlamentares - compromete a flexibilidade do orçamento público. "Se os recursos arrecadados pela Secretaria de Fazenda ficarem só com a Secretaria de Fazenda, no dia seguinte não funciona a escola, não funciona o hospital", exemplificou.

Veja a fala:

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA