MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fachin suspende bloqueio de valores de entidade filantrópica
Reclamação

Fachin suspende bloqueio de valores de entidade filantrópica

O ministro também determinou a suspensão de atos executórios.

Da Redação

quinta-feira, 27 de março de 2025

Atualizado às 07:15

O ministro Edson Fachin, do STF, determinou a suspensão de atos executórios e o desbloqueio de valores de uma entidade filantrópica que havia sido incluída no polo passivo de uma execução trabalhista, mesmo sem ter participado da fase de conhecimento do processo.

A decisão foi tomada com base no descumprimento da ordem de suspensão nacional de processos determinada no julgamento do Tema 1.232 da repercussão geral, que discute a possibilidade de inclusão de empresa integrante de grupo econômico na fase de execução sem sua participação anterior na lide.

 (Imagem: Antonio Augusto/STF)

Ministro Fachin é o relator da reclamação constitucional.(Imagem: Antonio Augusto/STF)

Na reclamação constitucional apresentada ao Supremo, a entidade impugnou decisão do TRT da 1ª região e do juiz gestor da Caex - Coordenadoria de Apoio à Execução, que determinou sua inclusão no polo passivo de uma execução em curso no Rio de Janeiro.

A inclusão ocorreu em razão da centralização das execuções contra outra unidade da mesma organização, localizada em Estado distinto. A autoridade reclamada também ordenou o bloqueio de cerca de R$ 34,8 milhões das contas da instituição.

A entidade alegou que possui personalidade jurídica própria, com CNPJ distinto, autonomia administrativa e financeira, e que não foi parte no processo de conhecimento. Segundo a argumentação, não foi intimada para o pagamento do débito e não teve oportunidade de apresentar defesa antes da constrição judicial.

Afirmou ainda que, por ser filantrópica, não tem obrigação legal de garantir o juízo para exercer o direito de defesa, e que o bloqueio comprometeu suas atividades assistenciais e contratos em vigor.

A reclamação também apontou ofensa à Súmula Vinculante 10 e à decisão proferida no RE 1.387.795, que originou o Tema 1.232 da repercussão geral. Em maio de 2023, o relator desse recurso, ministro Dias Toffoli, determinou a suspensão nacional de todas as execuções trabalhistas que tratassem da mesma controvérsia até o julgamento definitivo do tema.

Na decisão, o ministro Edson Fachin reconheceu que houve violação à ordem de sobrestamento dos processos e citou precedentes do STF em que foram consideradas ilegais medidas semelhantes adotadas por autoridades judiciais de instâncias inferiores. Fachin destacou que a determinação de suspensão no Tema 1.232 tem abrangência nacional e vincula todos os tribunais.

Além disso, o relator fez referência a outras decisões da Corte que vedam a penhora de verbas públicas destinadas a entidades filantrópicas que prestam serviços ao SUS, ressaltando o entendimento consolidado de que tais bloqueios comprometem a continuidade de serviços essenciais e violam princípios da legalidade orçamentária e da eficiência administrativa.

Com base nesses fundamentos, o ministro reconsiderou decisão anterior e julgou parcialmente procedente a reclamação para determinar: (i) o desbloqueio das contas da entidade; (ii) a suspensão da ordem de bloqueio via Sisbajud/Teimosinha; e (iii) a suspensão dos atos executórios contra a reclamante, até nova manifestação do Supremo no julgamento do RE 1.387.795.

O escritório Cunha Pereira e Massara - Advogados Associados patrocina a causa.

O processo tramita sob segredo de justiça.

Cunha Pereira e Massara Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...