MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF começa a julgar nesta sexta novo pedido de liberdade de Robinho
Recurso

STF começa a julgar nesta sexta novo pedido de liberdade de Robinho

Recurso discute aplicação retroativa da lei de migração em condenação por estupro coletivo reconhecida pela Justiça italiana.

Da Redação

sexta-feira, 28 de março de 2025

Atualizado às 08:27

O STF começa a julgar, nesta sexta-feira, 28, um recurso da defesa do ex-jogador Robinho contra a decisão da Corte que manteve sua prisão.

Os advogados pedem a suspensão do cumprimento da pena. Robinho está preso desde março de 2024 na Penitenciária 2 do Complexo de Tremembé, no interior de São Paulo.

O recurso será analisado pela 1ª turma no plenário virtual até o dia 4 de abril, salvo pedido de vista ou destaque para o plenário presencial.

No fim de 2024, o Supremo decidiu, por 9 votos a 2, manter a prisão do ex-jogador ao rejeitar dois pedidos apresentados por sua defesa. Um deles foi protocolado logo após a decisão do STJ, e o outro, quando os detalhes da decisão foram publicados.

 (Imagem: Doug Patricio/Brazil Photo Press/Folhapress)

STF julga nesta sexta recurso da defesa de Robinho contra a prisão.(Imagem: Doug Patricio/Brazil Photo Press/Folhapress)

Agora, a defesa apresentou embargos de declaração com sete páginas, argumentando que houve omissão do STF ao julgar habeas corpus anterior. O advogado José Eduardo Alckmin sustenta que o Supremo não enfrentou uma controvérsia central: a aplicação da lei de migração (lei 13.445/17) ao caso de Robinho.

Como o crime ocorreu em 2013, a defesa entende que não é possível aplicar retroativamente a norma, sancionada apenas quatro anos depois.

No recurso, os advogados sustentam que o art. 100 da lei de migração aumentou o poder punitivo estatal ao autorizar a homologação de decisão estrangeira para cumprimento da pena no Brasil, e que a norma tem caráter penal, o que impediria sua aplicação retroativa.

O recurso atual está sob relatoria do ministro Luiz Fux, que poderá solicitar manifestação do Ministério Público antes de deliberar sobre o pedido.

O caso

Robinho foi condenado em 2017, na Itália, a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo cometido em 2013, dentro de uma boate em Milão. Segundo a acusação, ele e outros cinco homens violentaram uma mulher albanesa.

A sentença tornou-se definitiva em 2022. O STJ homologou a decisão estrangeira, autorizando o cumprimento da pena no Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...