MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes diz que assistência religiosa a presos é prevista na Constituição
Direitos

Moraes diz que assistência religiosa a presos é prevista na Constituição

A declaração foi feita em resposta a um pedido do deputado Sóstenes Cavalcanti, que solicitou o benefício para réus dos atos de 8 de janeiro.

Da Redação

terça-feira, 8 de abril de 2025

Atualizado às 07:06

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, declarou nesta segunda-feira, 7, que o direito à assistência religiosa é garantido a todos os presos, provisórios ou condenados. O benefício, assegurado pela Constituição Federal e pela lei de execuções penais, pode ser solicitado individualmente pelos detentos. A manifestação do ministro foi em resposta a um requerimento apresentado ao STF pelo deputado Federal Sóstenes Cavalcanti, líder do partido na Câmara.

O parlamentar solicitava que os réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro tivessem acesso à assistência religiosa. Na sua decisão, Moraes considerou o pedido coletivo prejudicado, reiterando que o benefício já é assegurado pela legislação e deve ser requerido individualmente pelos interessados.

"Todos os presos, sejam provisórios ou definitivos, têm direito à assistência religiosa, nos termos do que dispõe o preceito constitucional, bastando que solicitem, caso queiram encontrar-se com representantes de sua crença religiosa, estando, portanto, prejudicado o pedido formulado", decidiu o ministro.

 (Imagem: Gustavo Moreno/STF)

Ministro julgou ação de parlamentar do PL em favor de presos do 8/1.(Imagem: Gustavo Moreno/STF)

O requerimento do deputado, ligado ao pastor Silas Malafaia, foi protocolado na semana passada no processo da cabelereira Débora Rodrigues dos Santos, acusada de participar dos atos golpistas e de pichar a frase "Perdeu, mané" na estátua da Justiça.

Em 28 de março, Moraes autorizou a saída de Débora Rodrigues do presídio para cumprir prisão domiciliar, com medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica, proibição do uso de redes sociais e de contato com outros investigados. Débora estava presa preventivamente há dois anos.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...