MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. SP registra mais de 27 mil casos que podem indicar bullying em 2024
Combate ao bullying

SP registra mais de 27 mil casos que podem indicar bullying em 2024

Ferramenta pode ser utilizada para comprovar o crime de bullying. O documento que atesta a existência de conteúdos publicados no mundo virtual e pré-constitui prova judicial.

Da Redação

terça-feira, 8 de abril de 2025

Atualizado às 14:05

Celebrado em 7/4, o Dia Nacional de Combate ao Bullying chama a atenção para a importância de prevenir e denunciar situações que envolvem agressões físicas, psicológicas ou morais, praticadas de forma repetitiva, principalmente contra crianças e adolescentes.

A ata notarial ganha destaque como o documento hábil para a comprovação incontestável de crimes como calúnia, injúria e difamação. O documento verifica legalmente a ocorrência e os detalhes desses incidentes - no ambiente virtual ou não - e fornece provas em ações contra ofensas pessoais e caluniosas.

Levantamento realizado pelo Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB/SP), entidade que representa os cartórios de notas do estado, por meio da plataforma de dados da CENSEC - Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados, base que reúne informações dos atos praticados pelos tabelionatos paulistas - mostra que o número de atas notariais realizadas em 2024, no Estado de São Paulo, chegou a 26.929. O número representa um aumento de 12% em relação a 2023, quando foram registradas 24 mil atas.

"Hoje em dia, com crianças e adolescentes cada vez mais presentes na internet, o cyberbullying tem se espalhado pelas redes sociais e precisa ser enfrentado com ferramentas eficientes, como a ata notarial. Esse documento dá segurança legal e protege os cidadãos, servindo como prova do que aconteceu e podendo ser usado na Justiça", explica André Medeiros Toledo, presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB/SP).

 (Imagem: Freepik)

Combate ao bullying (Imagem: Freepik)

Desde 2020, o documento também pode ser realizado de forma 100% digital por meio da plataforma e-Notariado (e-notariado.org.br). A pesquisa realizada pelo CNB/CF mostra ainda que São Paulo, com mais de 26,9 mil atas realizadas em 2024, lidera o número de solicitações do ato. Minas Gerais (19 mil), Paraná (16.896) e Santa Catarina (16.845) vêm na sequência.

Prevista no art. 384 do CPC - Código de Processo Civil, a ata notarial é um documento público no qual o tabelião descreve fatos que presencia ou verifica, conferindo autenticidade e validade jurídica a esses acontecimentos. Ela pode ser utilizada para registrar a existência de postagens em sites ou redes sociais, mensagens enviadas por celular ou qualquer outra situação que demande comprovação formal.

Como solicitar?

Para solicitar o serviço, o interessado deve procurar um cartório de notas, presencialmente ou por meio da plataforma e-Notariado, e solicitar a verificação de uma determinada situação. No caso de ataques feitos em redes sociais e aplicativos de mensagens - que podem gerar processos por injúria, calúnia ou difamação -, e também na publicação de fake news, é possível solicitar que o tabelião registre o que vê em uma página específica da internet, aplicativo, rede social, telefone ou arquivo digital de mensagens.

O documento emitido pelo notário conterá informações básicas sobre a criação do arquivo - data, hora e local -, o nome e a qualificação do solicitante, a narrativa dos fatos (podendo incluir declarações de testemunhas, fotos, vídeos e transcrições de áudios), além da assinatura do tabelião e o visto do cartório.

Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...