MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP rejeita ação para liberar serviço de mototáxi
Proibição

TJ/SP rejeita ação para liberar serviço de mototáxi

Corte considerou ilegítima a Associação dos Motofretistas do Brasil como representante da categoria.

Da Redação

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Atualizado às 08:57

O serviço de mototáxi continua proibido em São Paulo. O TJ/SP, em julgamento realizado nesta terça-feira, 9, considerou ilegítima a AMB - Associação dos Motofretistas do Brasil como representante da categoria. A AMB havia proposto uma ADIn contestando o decreto do prefeito Ricardo Nunes que proibia o serviço.

Com a decisão, a ADIn foi extinta. O Órgão Especial do Tribunal considerou que a associação, composta por apenas quatro pessoas da mesma família sem atuação no setor, não possuía legitimidade para representar a categoria. A decisão não analisou o mérito da ação, mantendo a proibição do serviço de mototáxi por aplicativos como Uber e 99, além de outras empresas e intermediações diretas.

 (Imagem: Marcelo Estevão/Ato Press/Folhapress)

Representantes de aplicativos de entregas protocolam proposta na Câmara Municipal de São Paulo.(Imagem: Marcelo Estevão/Ato Press/Folhapress)

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 9, o prefeito Ricardo Nunes criticou a AMB e reiterou os números de acidentes fatais com motos na cidade nos últimos anos, mencionando a investigação aberta pela polícia civil contra a associação.

A Amobitec - Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia, em nota, informou que "prossegue acompanhando a tramitação das diversas ações junto ao TJ/SP até que seja julgado o mérito - incluindo a ADIn proposta pela Confederação Nacional de Serviços, a ser analisada por esse mesmo Órgão Especial".

A Amobitec também afirmou que "a entidade reafirma sua certeza de que o transporte privado de passageiros em motocicletas não pode ser proibido por municípios, como esclarecem a legislação federal, a jurisprudência e decisões do Supremo Tribunal Federal".

Com informações da Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.