MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. João Grandino Rodas toma posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas
Cerimônia de posse

João Grandino Rodas toma posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas

O presidente do CEDES tomou posse dia 7/4, na sede da Academia, no Rio de Janeiro.

Da Redação

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Atualizado às 13:17

O professor João Grandino Rodas, presidente do CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social, tomou posse, no dia 7/4, na ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso de posse, o advogado afirmou que o futuro do Direito no Brasil está diretamente ligado à qualidade do ensino jurídico, no entanto, o país ainda concentra o maior número de cursos de Direito do mundo, superando todos os outros países somados.

"É consabido que o futuro do Direito brasileiro depende, umbilicalmente, de um ensino jurídico de excelência. Por outro lado, ninguém, aqui presente, desconhece que o Brasil continua a ser o país dos bacharéis; o país que possui sozinho o mesmo número de escolas jurídicas que todos os demais somados", destaca.

Segundo ele, essas instituições se dividem entre públicas (federais, estaduais e municipais), confessionais e privadas, e nos últimos anos, muitas instituições privadas têm sido transferidas entre grupos econômicos, o que tem causado instabilidade tanto para os alunos quanto para a sociedade.

Além disso, o presidente do CEDES defende que o ensino superior brasileiro, inclusive o jurídico, é um dos mais regulados do mundo.

"O ensino superior do Brasil, inclusive o jurídico, quer de graduação, quer de pós-graduação (stricto sensu), está entre os mais regulados do mundo; havendo uma série de órgãos colegiados encarregados de autorizações etc. Tais órgãos estão submetidos às regras e princípios de Direito Administrativo (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (caput do artigo 37 da Constituição Federal)", complementa.

De acordo com o advogado, os processos administrativos dessas instâncias devem seguir critérios como legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, ampla defesa, contraditório, moralidade, segurança jurídica, interesse público e eficiência, conforme o artigo 2º da lei federal 9.784/99.

"A validade final do decidido pelos referidos órgãos depende da homologação do Ministro de Estado da Educação, que, ao fazê-lo, se torna o responsável último".

João Grandino também comentou sobre o Exame de Ordem e a missão da OAB em colaborar com a melhoria dos cursos de Direito.

"Outrossim, dentre os múnus da Ordem dos Advogados do Brasil consta a participação, não unicamente por meio do Exame de Ordem, mas de colaboração no aprimoramento dos cursos, garantindo a qualidade da educação superior jurídica no país", finaliza.

 (Imagem: Reprodução/imagens.usp.br)

João Grandino Rodas.(Imagem: Reprodução/imagens.usp.br)

Confira os documentos referentes à posse de João Grandino Rodas como Acadêmico da Academia Brasileira de Letras Jurídicas:

  1. Convite para a Posse de João Grandino Rodas na ABLJ, clique aqui.
  2. Membros da ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas, clique aqui.
  3. Discurso de Recepção a João Grandino Rodas pelo ministro Roberto Rosas (Rosas Advogados), clique aqui.
  4. Discurso de Posse - João Grandino Rodas, clique aqui.

CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...