Presidência do CAM-CCBC é reeleita para segundo mandato
Trio gestor terá mandato até 2027.
Da Redação
terça-feira, 15 de abril de 2025
Atualizado às 07:24
O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) anuncia a reeleição de Rodrigo Garcia da Fonseca como presidente da entidade, e de Silvia Rodrigues Pachikoski e Ricardo de Carvalho Aprigliano como vices. O trio, que terá mandato até 2027, dará continuidade ao trabalho que consolida a entidade como uma das principais da América Latina, com 148 novos casos em 2024, conduzidos de acordo com as melhores práticas adotadas no mercado internacional.
Segundo o Centro, a manutenção da gestão colegiada reforça a aprovação do bom trabalho realizado durante o último biênio. "A continuidade dessa gestão nos permite avançar com ainda mais determinação no compromisso do CAM-CCBC com a excelência e a inovação na área de resolução de disputas, fortalecendo uma cultura de evolução constante e aprimoramento contínuo", afirma Rodrigo Garcia da Fonseca, presidente do CAM-CCBC. "Seguimos empenhados para que nossas operações sejam sempre conduzidas com os mais elevados padrões de integridade e responsabilidade", complementa.
O Centro se destaca ainda pela expansão de iniciativas voltadas à eficiência e à transparência dos procedimentos. Inclusive, a instituição publicou um compêndio de sentenças arbitrais públicas, acessível virtualmente e de forma gratuita. O projeto reuniu decisões públicas de arbitragens administradas pelo CAM-CCBC, disponibilizadas por razões legais ou judiciais, em um único local, facilitando o acesso estruturado e a pesquisa gratuita no site da instituição.
Liderança e reconhecimento
O trabalho da presidência mantém a instituição como a maior referência no Brasil em mediação e arbitragem, segundo a Leaders League, uma das principais agências internacionais de serviços empresariais, responsável por publicar rankings que avaliam a performance de organizações nos setores jurídico, financeiro, tecnológico e de recursos humanos, tendo eleito na categoria "Resolução de Conflitos - Melhores Câmaras de Arbitragem", o CAM-CCBC como a entidade líder do setor no Brasil.
A metodologia de pesquisa da Leaders League segue um ciclo de quatro meses para cada ranking, incluindo três meses de coleta de dados e um mês adicional para análise e definição das classificações. A avaliação considera a natureza, complexidade e volume dos casos, além da inovação e qualidade do trabalho realizado. Também são analisados o reconhecimento da empresa no mercado, a reputação entre clientes e pares, o crescimento da equipe - especialmente em posições de liderança - e a diversidade e internacionalização da base de clientes.