MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Processo seletivo da UEA para residência é suspenso pelo TJ/AM
Residência médica

Processo seletivo da UEA para residência é suspenso pelo TJ/AM

A suspensão tem como fundamento principal a inconstitucionalidade do edital ao impedir a interposição de recurso contra a fase de entrevista.

Da Redação

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Atualizado às 10:33

O desembargador Cezar Luiz Bandiera, da 2ª câmara Cível do TJ/AM, suspendeu o processo seletivo da UEA - Universidade do Estado do Amazonas para o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, na especialidade de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. O magistrado deferiu o pedido de antecipação de tutela em agravo de instrumento interposto contra decisão da 3ª vara da Fazenda Pública de Manaus, que havia negado liminar para sustar o certame.

A suspensão tem como fundamento principal a inconstitucionalidade do edital ao impedir a interposição de recurso contra a fase de entrevista. Segundo o relator, a vedação afronta os princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e da controlabilidade dos atos administrativos.

O magistrado também destacou que a entrevista, etapa classificatória e eliminatória do processo seletivo, incluiu perguntas de natureza pessoal, sem relação direta com a especialidade técnica exigida, o que comprometeria a lisura do certame.

"As razões expostas evidenciam flagrante inconstitucionalidade no edital do certame, ao impedir recursos contra a fase de entrevista, em violação aos princípios da ampla defesa e do contraditório. Essa irregularidade processual compromete a lisura do processo seletivo e justifica a intervenção judicial cautelar."

Ele também considerou que a impossibilidade de revisão de notas nessa etapa viola o dever de motivação dos atos administrativos, além de princípios como legalidade, impessoalidade e eficiência.

 (Imagem: Reprodução/UEA)

TJ/AM suspende seleção da UEA por falta de recurso na entrevista.(Imagem: Reprodução/UEA)

Suspeição e outras alegações

A ação foi ajuizada por candidata que apontou uma série de supostas irregularidades no certame, regido pelo edital 94/24 da UEA. Entre os pontos levantados, está a existência de vínculos acadêmicos entre membros da banca avaliadora e candidatos aprovados, além de alegações sobre alterações curriculares indevidas.

Embora o desembargador tenha reconhecido que essas alegações estão documentadas, considerou que, neste momento processual, não seria possível afirmar com segurança a efetiva parcialidade dos examinadores.

Assim, a suspensão do processo seletivo foi fundamentada exclusivamente na ausência de mecanismo recursal na etapa de entrevista, sem prejulgar as demais alegações.

A decisão cautelar impede a continuidade do certame até nova deliberação judicial.

Responsável pela ação, o advogado Israel Mattozo (Mattozo & Freitas), especialista em Direito Administrativo, disse aguardar, agora, o julgamento do mérito. "Esse processo seletivo foi marcado por uma série de erros muito graves. Felizmente, o TJ/AM suspendeu o certame, senão o prejuízo seria ainda maior. Na fase de instrução, vamos comprovar não apenas as irregularidades no edital, mas também a maneira como alguns candidatos foram beneficiados e a relação que eles têm com os examinadores", assegurou.

Leia a decisão.

Mattozo & Freitas

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...