MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Brasil Salomão e Matthes promove encontros sobre a reforma tributária
Reforma tributária

Brasil Salomão e Matthes promove encontros sobre a reforma tributária

Até setembro, especialistas do Direito Tributário abordarão os principais recortes da nova legislação para as áreas da saúde, construção civil, agronegócio, cooperativismo, comércio e indústria.

Da Redação

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Atualizado às 13:48

A partir de 2026, começa o período de transição da reforma tributária brasileira - promulgada em 2023 e regulamentada no início de 2025 -, com previsão de validade integral a partir de 2033. Até lá, a economia de modo geral atravessará um período de ajustes diversos para acomodar as regras da nova lei.

Para ajudar profissionais executivos e líderes de diferentes setores econômicos a entender melhor esse cenário, o escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia realizou na última terça feira, 15, o primeiro encontro "Reforma Tributária e Setores Específicos da Economia", o primeiro de uma série de encontros mensais - de abril a setembro -, que reúne advogados especialistas no tema para fornecerem esclarecimentos, orientações e ainda fomentarem o debate com parceiros e clientes dos setores sucroalcooleiro, saúde, construção civil, agronegócio, cooperativismo, comércio e indústria. Toda a agenda acontece no auditório da sede do escritório, em Ribeirão Preto (avenida presidente Kennedy, 1255).

Na abertura, Rodrigo Forcenette, sócio-advogado e diretor executivo do escritório, deu boas-vindas aos presentes, destacando a importância do debate sobre a reforma tributária: "Estamos iniciando um ciclo de eventos para estudar de forma aprofundada os pontos centrais da reforma tributária. O escritório, com 56 anos de história, está mais comprometido do que nunca em compreender as novas diretrizes desta legislação e seus impactos", afirmou.

 (Imagem: Divulgação)

Rodrigo Forcenette.(Imagem: Divulgação)

Em seguida, o advogado tributarista Fabio Pallaretti Calcini abordou o tema "A Reforma Tributária em Pauta: Setor Sucroalcooleiro - Breves Apontamentos sobre a Reforma Tributária e o Agro", destacando as principais mudanças no setor sucroalcooleiro e no agronegócio.

"A criação do IBS unifica tributos como PIS, Cofins e ICMS, simplificando o sistema. Com isso, a tributação será agora baseada no destino do produto, o que impacta diretamente setores como o de biocombustíveis", explicou Calcini.

O tributarista também destacou a eliminação gradual dos incentivos fiscais até 2032, o que pode aumentar a carga tributária nos setores que dependem desses benefícios. Outro ponto relevante abordado foi a tributação de produtores rurais - tanto pessoas físicas quanto jurídicas - que agora serão tributados pelo IBS e CBS, com possibilidade de crédito presumido para os que não forem contribuintes. A monofasia para combustíveis, que simplifica a tributação e garante créditos, aplicando o regime apenas na etapa inicial da cadeia, também foi abordada no debate.

 (Imagem: Divulgação)

Fabio Pallaretti Calcini.(Imagem: Divulgação)

O encontro teve ainda a presença de Hugo Cagno Filho, presidente da UDOP - União Nacional da Bionergia, que fez a abertura do evento; e a mesa de debate "Principais desafios tributários do setor sucroalcooleiro", com participação de Léo Meirelles do Amaral, diretor jurídico da Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia; André Christofoletti, gerente jurídico da Copersucar SA (Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo online); Marcos Rogério Gregoleto, sócio da consultoria KPMG; Mayra Theis, sócia da PwC Brasil, e Ronaldo Tomazella Monteiro, sócio da Factual Consultoria Empresarial.

Evandro Grili, sócio-advogado e diretor executivo do escritório, explicou que "a reforma tributária está sendo implantada e até o final da próxima década teremos dois modelos de tributação em vigor. Esse processo exigirá ajustes cuidadosos e contínuos, e esta série de palestras se propõe a apoiar esses ajustes".

Além de executivos e líderes de cada setor, os encontros serão abertos a contabilistas, assessores jurídicos e consultores internos. "Nosso objetivo é promover debates ricos sobre a reforma tributária e suas implicações, promovendo um aprendizado conjunto para todos os profissionais envolvidos", concluiu Grili.

Próximos encontros

  • 13 de maio: "A Reforma Tributária e o setor da Saúde";
  • 17 de junho: "A Reforma Tributária e o setor da Construção Civil";
  • 15 de julho: "A Reforma Tributária e o Agronegócio";
  • 19 de agosto: "A Reforma Tributária e Cooperativismo";
  • 16 de setembro: "A Reforma Tributária na Indústria e no Comércio".

 (Imagem: Divulgação)

A abertura aconteceu dia 15/4, no auditório do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, com palestra direcionada ao setor sucroalcooleiro.(Imagem: Divulgação)

Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...