MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AASP repudia proibição de uso de celulares em julgamento do 8/1
Lacrados

AASP repudia proibição de uso de celulares em julgamento do 8/1

A decisão de lacrar em sacos plástico os aparelhos foi tomada nesta terça-feira, 22, pelo presidente da 1ª turma do STF, ministro Cristiano Zanin.

Da Redação

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Atualizado às 16:18

AASP - Associação dos Advogados, publicou nota de repúdio contra a medida adotada pela 1ª turma do STF que prevê a lacração de celulares em sacos plásticos durante o julgamento de acusados dos participação na tentativa de golpe de Estado.

A entidade reforçou seu compromisso em defender as prerrogativas da profissão, o pleno exercício da advocacia e garantias constitucionais. Confira a íntegra da nota:

A AASP, no exercício de sua missão de fortalecer a atuação da Advocacia e promover o respeito às prerrogativas profissionais, manifesta seu repúdio à decisão proferida na sessão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada no dia 22 de abril de 2025, que determinou a lacração dos celulares de Advogadas e Advogados presentes nas audiências, sem justificativa individualizada.

O uso de dispositivos móveis tornou-se uma ferramenta essencial para o pleno exercício da Advocacia contemporânea, inclusive durante sessões públicas de julgamento, assegurando o registro, a comunicação e a atuação técnica da classe. A restrição genérica imposta representa grave limitação ao livre exercício profissional, contrariando as garantias previstas na Constituição Federal e no Estatuto da Advocacia.

AASP reitera a importância da manutenção da segurança e da ordem em ambientes de julgamento, mas defende que quaisquer medidas restritivas à atuação da Advocacia sejam fundamentadas, proporcionais e individuais, respeitando a natureza pública das sessões e os direitos legalmente assegurados à classe.

Seguimos vigilantes e comprometidos com a defesa intransigente da classe, do Estado Democrático de Direito e da promoção da cidadania por meio de uma atuação profissional plena, digna e respeitada.

AASP - Associação dos Advogados

 (Imagem: Arte Migalhas)

AASP - Associação dos Advogados critica medida do STF que proibiu celulares em julgamento da tentativa de golpe. (Imagem: Arte Migalhas)

AASP - Associação dos Advogados

 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...