Sócia do BMA Advogados representa o Brasil em comissão global da ICC
Tatiana Dratovsky Sister é a única representante brasileira na Câmara de Comércio Internacional sobre contratos comerciais.
Da Redação
sexta-feira, 25 de abril de 2025
Atualizado às 09:47
O Brasil conquistou lugar de destaque na ICC - Câmara de Comércio Internacional, sendo o único país da América Latina a integrar a comissão responsável pela criação de um novo modelo de contrato internacional. A iniciativa reúne representantes de oito países (Alemanha, Áustria, Brasil, China, Espanha, Finlândia, Singapura e Turquia).
Representando o Brasil, a advogada Tatiana Dratovsky Sister, sócia responsável pela área de Contratos Comerciais e Franquias do BMA Advogados, foi a profissional brasileira selecionada para participar da comissão.
O novo modelo foi desenvolvido especialmente para contratos de serviços de comissionamento e pós-venda, abrangendo desde a instalação de equipamentos industriais até serviços de manutenção.
Tratam-se de contratos que podem ser adaptados e utilizados em diversos segmentos de mercado, inclusive na indústria de equipamentos para construção, mineração, agricultura, automação, geração de energia, alimentos, transporte e logística e farmacêutica.
O novo modelo promete facilitar negociações, reduzir custos e promover práticas comerciais mais justas e transparentes no comércio internacional.
Outro destaque do contrato é a previsão de diferentes formas de resolução de disputas, como arbitragem sob as regras da ICC, mediação e litígio em tribunais nacionais.
A participação brasileira garante que as particularidades e necessidades do mercado latino-americano estejam representadas em um documento com potencial de impactar negócios no mundo todo.





