MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado aponta direito de professores EBTT ao piso nacional
Ensino

Advogado aponta direito de professores EBTT ao piso nacional

Segundo Marcos Henrique Feitosa Maciel, do Martorelli Advogados, docentes podem entrar com ações na Justiça após o entendimento do STF que "piso" é "vencimento básico inicial".

Da Redação

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Atualizado às 12:45

Professores federais do EBTT - Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ganharam uma oportunidade de aumentar seus vencimentos com base no piso salarial dos professores do Magistério Público da Educação Básica, o piso nacional do Magistério, instituído pela lei 11.738/08.

Isso porque, após o julgamento da ADI 4.167/DF, pelo STF, foram elucidados questionamentos sobre trechos da lei do piso nacional.

"O Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADI 4.167/DF, declarou que os dispositivos da lei 11.738/08 questionados estavam em conformidade com a Constituição Federal, registrando que a expressão "piso" não poderia ser interpretada como "remuneração global", mas como "vencimento básico inicial", não compreendendo vantagens pecuniárias pagas a qualquer outro título", explica o advogado Marcos Henrique Feitosa Maciel, especialista em Direito Administrativo do Martorelli Advogados.

O especialista explica que desde o ano de 2022 os salários dos professores federais EBTT estão abaixo do piso nacional do Magistério. "Uma vez que o piso nacional é reajustado anualmente e os reajustes dos professores dos Institutos Federais não acompanharam essa evolução, justamente em 2022 o piso superou os vencimentos básicos desses professores", reforça.

"Para se ter uma ideia, levando-se em conta a jornada de 40 horas semanais, em 2022, a defasagem era de 22,83%, chegando a 29,53% em 2023, 34,23% em 2024. Já em 2025, persiste a diferença no patamar de 11,11%", mesmo depois dos reajustes concedidos a categoria, ressalta Maciel.

 (Imagem: Freepik)

Advogado Marcos Henrique Feitosa Maciel, do Martorelli Advogados, aponta direito de professores EBTT ao piso nacional.(Imagem: Freepik)

De acordo com o advogado, após o entendimento do STF, via ADI 4.167/DF, professores federais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico podem entrar com ações na Justiça para pleitear o direito à observância ao piso nacional do Magistério.

"Esses docentes que estão sofrendo a defasagem desde 2022 podem ajuizar ações individuais ou os sindicatos e associações podem ajuizar ações coletivas", explica.

Segundo dados do Ministério da Educação, hoje o piso nacional do Magistério para a carga horária de 40 horas semanais é de R$ 4.867,77. "A aplicação do piso salarial nacional para os professores federais EBTT não apenas assegura direitos básicos, mas também impacta diretamente toda a estrutura salarial, além do que reflete no plano de carreira estabelecido na lei. 12.772/12", ressalta o especialista.

Hoje, um professor federal do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico pode atuar em duas diferentes cargas horárias e em um modelo de exclusividade, de acordo com a legislação: 20 horas semanais, a base de cálculo; 40 horas semanais, com acréscimo de 40% em relação à jornada de 20 horas; e dedicação exclusiva à instituição de ensino, cujo acréscimo é de 100% em relação à jornada de 20 horas.

Segundo o especialista, os aumentos salariais de acordo com o piso nacional do Magistério visam manter a proporcionalidade e a progressão salarial garantidos pela legislação e, também, impedir que a defasagem atual nos vencimentos básicos comprometa toda a estrutura remuneratória desses profissionais.

"Os professores federais EBTT têm o seu direito garantido à equiparação salarial. Com efeito, além de valorizar esse importante profissional, podemos ter um país cada vez mais voltado à educação de qualidade, da educação básica aos cursos técnico e tecnológicos", finaliza o advogado Marcos Henrique Feitosa Maciel, do Martorelli Advogados.

Martorelli Advogados

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA