MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Especialista analisa principais incidentes de segurança em 2024
Proteção de dados

Especialista analisa principais incidentes de segurança em 2024

Dados recém-divulgados pela ANPD trazem um alerta importante às organizações sobre cibersegurança.

Da Redação

terça-feira, 29 de abril de 2025

Atualizado às 13:41

Dados recém-divulgados pela ANPD - Autoridade Nacional de Proteção de Dados trazem um alerta importante às organizações. O roubo de credenciais e os ataques de engenharia social dispararam e se tornaram o tipo de incidente mais recorrente no país.

Em números, foram 56 registros dessa categoria, que deixou a sexta posição em 2023 para assumir a liderança no ranking de violações em 2024.

A lista segue com o sequestro de dados (ransomware) sem transferência de informações, que contabilizou 51 ocorrências, e a exploração de vulnerabilidades em sistemas de informação, com 38 registros.

Outros casos preocupantes incluem acessos não autorizados a sistemas (31), ataques de ransomware com vazamento de dados (30) e a divulgação indevida de informações pessoais (27).

É importante destacar que os dados da ANPD refletem apenas os incidentes reportados. "Casos que não são comunicados à autoridade podem representar riscos graves de fiscalização e sanções administrativas", alerta a especialista Vivian Azevedo, coordenadora da área de Privacidade e Proteção de Dados do escritório Bhering Cabral Advogados Associados.

 (Imagem: Divulgação)

Vivian Azevedo.(Imagem: Divulgação)

"Qualquer evento adverso confirmado que viole a confidencialidade, integridade, disponibilidade ou autenticidade da segurança de dados pessoais deve ser comunicado. O reporte deve ser feito pelo encarregado pela proteção de dados ou por um representante legal do controlador, via peticionamento eletrônico no sistema SEI da ANPD", explica Vivian.

Seis anos após a entrada em vigor da LGPD, o ambiente empresarial tem passado por uma adaptação gradual às exigências e, apesar dos avanços, ainda há dificuldade para atingir plena conformidade com a legislação.

Esse obstáculo está diretamente ligado à necessidade de uma mudança cultural dentro das organizações, onde a abordagem reativa ainda se sobrepõe a uma postura preventiva e proativa.

"O processo de adequação à LGPD vai além do cumprimento de uma obrigação legal - trata-se de uma oportunidade para as organizações que buscam crescer de forma sustentável e inovadora".

"Empresas que investem na conscientização de suas equipes e consolidam uma cultura de proteção de dados estabelecem bases sólidas para novas oportunidades de negócios, fortalecendo sua reputação e competitividade em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente", pontua Vivian.

Bhering Cabral Advogados Associados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...