MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advocacia previdenciária deve assinar termos para manter acesso ao INSS
INSS

Advocacia previdenciária deve assinar termos para manter acesso ao INSS

Novo acordo entre OAB/SP e INSS exige procedimento; profissionais também devem atualizar e-mail.

Da Redação

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Atualizado às 15:04

OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo alerta: todos os advogado(as) que utilizam o sistema INSS Digital e o Guichê Virtual devem realizar imediatamente a assinatura dos termos de responsabilidade do  ACT - Acordo de Cooperação Técnica 264/24, firmado entre a Seccional e o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social. A medida é obrigatória e revoga o acordo anterior - sem o procedimento, o acesso às ferramentas será suspenso.

O novo ACT mantém a parceria institucional e garante a continuidade de serviços essenciais para a advocacia previdenciária, mas impõe novos termos que precisam ser formalmente aceitos. O procedimento deve ser feito diretamente no site da OAB/SP, mediante assinatura eletrônica de três documentos: o TCMS - Termo de Compromisso e de Manutenção de Sigilo, o Termo de Ciência de Boas Práticas e Recomendações de Segurança Cibernética e o Termo de Aceite ao Acordo de Cooperação Técnica.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SP, Joseane Zanardi Parodi, reforça que a medida é uma exigência do INSS para garantir a segurança e a legalidade dos dados manuseados pelos profissionais. "Até então, precisávamos renovar o acordo a cada seis meses. Agora, conseguimos ampliar a validade para 60 meses, o que representa um avanço. No entanto, uma das cláusulas do novo acordo exige que a advocacia assine os termos de responsabilidade, porque o profissional é responsável pelos dados que transitam no sistema, pela documentação e pela legalidade de todo o processo", explica.

 (Imagem: RmcarvalhobsbAdobeStock)

Aplicativo Meu INSS(Imagem: RmcarvalhobsbAdobeStock)

Zanardi alerta que o aceite é obrigatório para todos e que a atualização do e-mail cadastrado no sistema é fundamental. "É preciso prestar atenção ao e-mail registrado no INSS Digital, porque, se ele estiver desatualizado, a comunicação entre o INSS e o advogado ficará comprometida", adverte.

Para facilitar o processo, a Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SP elaborou uma cartilha com orientações detalhadas, disponível no site da entidade. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected]. A OAB/SP recomenda que os profissionais realizem o procedimento com agilidade para evitar qualquer interrupção no atendimento aos segurados.

OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.