MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mattos Filho assessora Equinor em venda de ativos para PRIO Tigris
Óleo e gás

Mattos Filho assessora Equinor em venda de ativos para PRIO Tigris

O escritório atuou na assessoria jurídica da venda de participação da Equinor para a PRIO em campos de petróleo na Bacia de Campos.

Da Redação

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Atualizado em 6 de maio de 2025 06:53

Mattos Filho assessorou a Equinor, em colaboração com Vinson & Elkins L.L.P., na preparação e negociação dos documentos relacionados à aquisição pela PRIO Tigris Ltda. na participação de 60% anteriormente detida pela Equinor nos campos de Peregrino e Pitangola, na Bacia de Campos.

A PRIO, maior empresa independente de petróleo e gás do Brasil, pagará um valor de USD 3,35 bilhões e até USD 150 milhões em juros à Equinor pela transação. O pagamento final em dinheiro refletirá a data de fechamento e quaisquer deduções geradas pelo ativo desde a data efetiva, que é 1º de janeiro de 2024.

A Equinor será responsável pelas operações do campo até o fechamento da transação, após o qual a PRIO assumirá a operação.

"Com essa venda, confirmamos o valor de um ativo de longa data em nosso portfólio brasileiro. O Brasil continuará sendo um país central para a Equinor, à medida em que focamos no início das operações do campo de Bacalhau e no projeto de gás Raia. Com esses dois ativos operados e a parceria em Roncador, nossa produção de petróleo no Brasil estará próxima de 200 mil barris por dia até 2030", afirma Philippe Mathieu, Vice-Presidente Executivo de Exploração e Produção Internacional da Equinor. "Essa transação está alinhada com o esforço contínuo da Equinor em otimizar seu portfólio internacional com desinvestimentos e aquisições. Continuamos a ver, também no Brasil, potencial de crescimento e oportunidades para estender a longevidade do nosso portfólio internacional de petróleo e gás", complementa Mathieu.

A Equinor opera o campo de Peregrino desde 2009, e cerca de 300 milhões de barris de petróleo foram produzidos desde então. Peregrino é um campo de petróleo pesado e consiste em uma plataforma flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) conectada a três plataformas fixas. O campo está localizado na Bacia de Campos, a leste do Rio de Janeiro. No primeiro trimestre de 2025, a participação da Equinor na produção do campo de Peregrino foi de aproximadamente 55.000 barris por dia.

 (Imagem: Reprodução/eixos.com.br)

FPSO Peregrino para explorac¸a~o offshore de petro´leo e ga´s na Bacia de Campos.(Imagem: Reprodução/eixos.com.br)

Em um comunicado aos acionistas, a PRIO informou que o negócio agregará 202 milhões de barris de reservas.

A transação contou com os serviços dos sócios Giovani Loss, Felipe Feres, Thais Rodrigues, Flávio SpaccaquercheJosé Daniel Gatti, Paulo Brancher e Paula Câmara - e dos advogados Iasmim Lisbôa de Carvalho, Luna Gomes Jaeger, Duane de Brito Santos, Luiza Nabuco, Carlos Tomaz Assunção Ribeiro, Maria de Skowronski Gomes, Yasmin Barreto, Jéssica Ramalho, Ana Marins de Carvalho e Atalia da Silva Assumpção.

Mattos Filho

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA