MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Moraes diz estar "magoado" por quantidade de pedidos de suspeição
Levou pro coração

STF: Moraes diz estar "magoado" por quantidade de pedidos de suspeição

Relator do caso da trama golpista, Moraes aponta disparidade no número de contestações à sua atuação em comparação aos demais ministros.

Da Redação

terça-feira, 6 de maio de 2025

Atualizado às 13:39

Durante sessão da 1ª turma do STF nesta terça-feira, 6, ministro Alexandre de Moraes desabafou sobre o elevado número de pedidos de suspeição apresentados contra ele em diversos processos. O ministro disse estar "magoado" com os requerimentos.

A fala ocorreu no julgamento da denúncia da PGR contra tentativa de golpe durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O caso em análise é a Pet 12.100, que envolve sete investigados apontados como integrantes do chamado "Núcleo 4" da estrutura denunciada.

Ao rebater os questionamentos recorrentes à sua imparcialidade, o ministro comparou a quantidade de pedidos de suspeição que recebe com a ausência de contestações semelhantes dirigidas a outros membros da Corte, como o ministro Luiz Fux.

"Presidente, Vossa Excelência sabe que eu fico extremamente magoado, porque quando surge, por exemplo, o nome do ministro Fux, ninguém pede a suspeição dele. Quando surge o meu nome, são 868 pedidos de suspeição. Então, na verdade, é suspeito quem está pedindo uma suspeição, impressionante."

A declaração evidencia o desconforto de Moraes com o que classificou como uma tentativa sistemática de afastá-lo de processos sensíveis, especialmente os relacionados aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Moraes manifestou-se após a sustentação da defesa do acusado Marcelo Araujo Bormevet. O advogado Hassan Magid de Castro Souki, que falou por Bormevet, fez questão de frisar que nem ele, nem o cliente participaram dessas iniciativas contra o ministro.

"Marcelo e esse advogado jamais arguiram a suspensão de Vossa Excelência", afirmou o causídico.

"Então, ao invés de 637 vezes, 636 vezes", respondeu o ministro.

Veja o momento:

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...