MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mendonça relativiza ofensa e Dino diz que não admite ser chamado de ladrão
Honra

Mendonça relativiza ofensa e Dino diz que não admite ser chamado de ladrão

Ministro André Mendonça entende que chamar alguém de "ladrão" pode refletir mera opinião e não configurar crime.

Da Redação

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Atualizado às 19:22

Nesta quarta-feira, 7, no STF, durante sessão plenária em que era analisada a (in)validade do aumento de pena por crimes contra a honra de funcionários públicos, ministros André Mendonça e Flávio Dino discordaram a respeito da gravidade de chamar alguém de "ladrão". 

O impasse começou quando Mendonça afirmou que, no contexto de manifestações públicas, chamar alguém de "ladrão" não necessariamente configuraria imputação de fato criminoso, podendo ser interpretado como mera opinião. A declaração gerou reação imediata de Dino, que a classificou como inaceitável.

"Ministro, para mim, é uma ofensa grave. Eu não admito que ninguém me chame de ladrão", disse Dino. Para S. Exa., relativizar esse tipo de discurso "degrada o serviço público e desmoraliza o Estado".

Dino prosseguiu: "Quero que fique consignado: eu não admito. Na minha ótica, é uma ofensa gravíssima. Não é crítica."

O ministro destacou que o uso do termo compromete diretamente a honra individual e ultrapassa os limites do debate democrático.

Mendonça então rebateu: "Se o cidadão não puder chamar um político de ladrão..." e Dino retrucou: "E o ministro do Supremo, pode?"

"Eu não sou distinto dos demais", respondeu Mendonça.

Dino insistiu: "Se um advogado subisse a essa tribuna e dissesse que V. Exa. é ladrão, eu ficaria curioso para ver a reação de V. Exa".

Ao final, Mendonça defendeu que qualquer pessoa — inclusive ministros do STF — deve ter garantido o direito de recorrer à Justiça para proteger sua honra.

"Assim como qualquer cidadão, um ministro também tem o direito de ser ressarcido, na sua honra, por um apenamento."

Veja o momento:

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...