MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Gilmar aponta manutenção da violência no RJ e cobra reforço à PF
Violência

STF: Gilmar aponta manutenção da violência no RJ e cobra reforço à PF

A Corte declarou encerrado o estado de coisas inconstitucional no Rio de Janeiro, no contexto do julgamento da "ADPF das Favelas", que discute a letalidade das operações policiais na unidade federativa.

Da Redação

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Atualizado às 17:08

Durante sessão no STF nesta quinta-feira, 8, o ministro Gilmar Mendes destacou a gravidade da crise de segurança pública no Rio de Janeiro e cobrou o cumprimento de deliberações anteriores da Corte sobre o reforço orçamentário destinado à Polícia Federal.

O ministro relembrou decisão tomada no julgamento da ADPF 635, "ADPF das Favelas", sobre a atuação das forças de segurança no Rio de Janeiro, quando o STF declarou encerrado o estado de coisas inconstitucional no estado e apontou a necessidade de ações estruturantes no enfrentamento ao crime organizado.

O ministro citou reportagem da Folha de S. Paulo que revela que moradores de um condomínio na Zona Norte da capital fluminense estariam sendo convocados a pagar uma taxa mensal de R$ 1.200 a traficantes, como forma de obter “proteção”.

“Hoje, leio, contra o Estado, que a situação no Rio de Janeiro continua grave, (...) condomínio na Zona Norte do Rio, convoca a Assembleia para votar taxa de R$ 1.200 a traficantes. Portanto, traficantes como protetores".

Segundo Gilmar, o episódio revela um quadro de descontrole institucional e exige uma resposta coordenada por parte do Estado brasileiro. 

Gilmar reiterou que cabe ao Estado garantir a segurança dos cidadãos e que esse dever deve ser cumprido de forma legal e constitucional, com os recursos necessários para a atuação dos órgãos de segurança.

"Nós tomamos aquela deliberação, quando decidimos a ADPF, e entendo que nós deveríamos enfatizar a necessidade de aportes de recursos à Polícia Federal, para que ela possa agir dentro dos parâmetros legais e constitucionais que nós nos invocamos."

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista