MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF analisa decisão da Câmara sobre Ramagem a partir desta sexta
1ª turma

STF analisa decisão da Câmara sobre Ramagem a partir desta sexta

Ministro Cristiano Zanin, presidente da 1ª turma, marcou sessão virtual extraordinária com início nesta sexta e término na terça-feira, 13.

Da Redação

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Atualizado às 12:06

O ministro Cristiano Zanin, presidente da 1ª turma do STF, convocou sessão virtual extraordinária para analisar a decisão da Câmara dos Deputados que determinou a suspensão da AP 2.668 em relação ao deputado Alexandre Ramagem. A sessão terá início às 11h desta sexta-feira, 9, e se estenderá até as 11h da próxima terça-feira, 13. O julgamento foi marcado a pedido do relator do processo, ministro Alexandre de Moraes.

Na quinta-feira, 8, o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, encaminhou ofício ao STF informando que a Casa, em sessão deliberativa extraordinária realizada na véspera, 7, "resolveu pela sustação da ação penal decorrente do recebimento da denúncia contida na Pet 12.100, em curso no Supremo Tribunal Federal".

O procedimento segue o que dispõe o artigo 53, parágrafo 3º, da Constituição Federal, segundo o qual, após o recebimento de denúncia contra parlamentar por crime cometido após a diplomação, a ação pode ser suspensa por decisão da maioria da respectiva Casa Legislativa.

 (Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O agora deputado Alexandre Ramagem.(Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A denúncia em questão foi recebida de forma integral pela 1ª turma do STF em 26 de março. A acusação, apresentada pela PGR, imputa a Ramagem, ex-diretor da Abin - Agência Brasileira de Inteligência no governo Jair Bolsonaro, os crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado.

Após o recebimento da denúncia, o ministro Zanin comunicou formalmente à Câmara dos Deputados, conforme previsto na Constituição, para que a Casa se manifestasse sobre a possibilidade de sustação do processo em relação aos crimes atribuídos a Ramagem por atos praticados após sua diplomação como deputado federal. Entre eles, estão os delitos de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, com prejuízo considerado relevante.

Leia a decisão do ministro Zanin.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA