MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ cancela audiência com ex-dirigente da CBF por razões médicas
Audiência

TJ/RJ cancela audiência com ex-dirigente da CBF por razões médicas

Defesa informou que coronel Nunes foi levado a hospital em São Paulo e não poderia comparecer ao ato. Processo segue concluso para decisão.

Da Redação

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Atualizado às 15:01

O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, da 19ª câmara Cível do TJ/RJ, cancelou audiência de inspeção judicial marcada para segunda-feira, 12, às 14h, que tinha como finalidade colher o depoimento pessoal do coronel Antônio Carlos Nunes de Lima, ex-presidente da CBF.

O despacho determinou a retirada da audiência da pauta após considerar petição, na qual a defesa do coronel Nunes informou a impossibilidade de comparecimento por razões médicas.

A audiência havia sido designada para apurar a validade da participação de Nunes na assinatura do acordo homologado no STF, que resultou na permanência de Ednaldo Rodrigues na presidência da entidade.

Segundo o advogado André dos Santos Mattos Almeida, representante do ex-dirigente, a convocação foi cumprida conforme despacho anterior, mas o comparecimento não foi possível porque Nunes foi levado no mesmo dia para a cidade de São Paulo, onde se submeteria a uma avaliação clínica no hospital Albert Einstein, conforme informado por sua filha.

Diante da informação prestada, o relator considerou que a audiência perdeu seu objeto e determinou o retorno dos autos à conclusão para decisão.

 (Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

Coronel Antônio Carlos Nunes de Lima, ex-presidente da CBF.(Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

Entenda o caso

A disputa teve início após o MP/RJ ajuizar uma ação civil pública questionando a legalidade das eleições da CBF realizadas em 2018, que resultaram na anulação das mudanças estatutárias promovidas pela entidade. O Ministério Público alegava que as alterações feriam a lei Pelé, exigindo a realização de novas eleições.

Diante da decisão da Justiça do Rio de Janeiro, a CBF e o MP/RJ firmaram um TAC determinando a convocação de uma nova assembleia para reformular as regras eleitorais da entidade. Com isso, uma nova eleição foi realizada em 2022.

Em dezembro de 2023, o TJ/RJ anulou o TAC, alegando que o MP/RJ não teria legitimidade para firmar o termo.

No mês seguinte, o ministro Gilmar Mendes concedeu medida cautelar no STF para suspender os efeitos dessa decisão, garantindo a permanência dos dirigentes eleitos em 2022 até um pronunciamento final da Corte.

O acordo, firmado em fevereiro deste ano entre a CBF, a Federação Mineira de Futebol e dirigentes esportivos, encerrou definitivamente a controvérsia envolvendo a validade das eleições.

A medida reconheceu a legalidade da Assembleia Geral Extraordinária da CBF, realizada em 7/3/22, e da Assembleia Geral Eleitoral, ocorrida em 23/3/22, que definiram as regras eleitorais da entidade. Também impôs fim ao TAC firmado entre a CBF e o MP/RJ.

À época, todas as partes envolvidas concordaram com os termos do acordo, afastando todos os questionamentos jurídicos sobre as assembleias realizadas pela entidade.

Recentemente, em petições apresentadas no STF, a deputada Daniela Carneiro e Fernando Sarney alegaram que o ex-dirigente Antônio Carlos Nunes de Lima, um dos signatários do acordo, não possuía capacidade mental para compreender ou consentir com os termos do documento. Gilmar Mendes atendeu os pedidos e determinou que o TJ/RJ apure alegações apresentadas pelos parlametares.

Leia aqui a petição e o despacho.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA