MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ institui Fórum Nacional para aprimorar admissibilidade de recursos
Melhorias

STJ institui Fórum Nacional para aprimorar admissibilidade de recursos

O fórum, de caráter permanente, promoverá estudos e a troca de experiências entre os tribunais.

Da Redação

terça-feira, 13 de maio de 2025

Atualizado às 13:56

STJ estabeleceu, por meio da Portaria STJ/GP 295/25, o Fonavice - Fórum Nacional dos Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais. Com caráter permanente e abrangência nacional, o fórum visa promover estudos, uniformizar diretrizes e aprimorar as práticas relacionadas à admissibilidade de recursos dirigidos ao STJ.

A criação do Fonavice decorre de um evento realizado em abril de 2025, na sede do STJ, em Brasília. O encontro, que contou com a presença do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, do vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão, de outros membros da corte e de representantes do Judiciário de todo o país, teve como principal objetivo discutir a sistemática de admissibilidade de recursos destinados às cortes superiores.

Conforme a portaria, o Fonavice será presidido pelo vice-presidente do STJ e composto pelos presidentes ou vice-presidentes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais responsáveis pela análise da admissibilidade de recursos especiais.

 (Imagem: Gustavo Lima/STJ)

Presidente do STJ, ministro Herman Benjamin e o vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão.(Imagem: Gustavo Lima/STJ)

A portaria define 11 competências para o fórum, entre elas: promover a cooperação entre os órgãos responsáveis pela admissibilidade de recursos aos tribunais superiores; compartilhar informações, boas práticas e experiências entre os membros, propondo medidas para aprimorar o sistema recursal do STJ; incentivar o uso de tecnologias, como inteligência artificial e automação, para aumentar a eficiência dos procedimentos; promover a capacitação contínua de magistrados e servidores da área; e elaborar enunciados jurídicos que orientem os tribunais na admissibilidade dos recursos.

O Fonavice realizará reuniões ordinárias periodicamente e poderá realizar sessões extraordinárias por convocação do vice-presidente do STJ. Além dos vice-presidentes ou presidentes dos TJs e TRFs responsáveis pela admissibilidade de recursos, especialistas em admissibilidade recursal ou em tecnologia aplicada ao Judiciário poderão ser convidados a participar.

Os encontros serão preferencialmente presenciais, e os relatórios semestrais de atividades deverão ser apresentados ao STJ.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...