MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF invalida critérios de desempate para promoção no MP em 3 Estados
Plenário

STF invalida critérios de desempate para promoção no MP em 3 Estados

Normas dos Estados do RS, CE e AL foram anuladas por invadirem competência da União.

Da Redação

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Atualizado às 07:07

O STF declarou a inconstitucionalidade de trechos de leis estaduais do Rio Grande do Sul, do Ceará e de Alagoas que previam critérios próprios de desempate para promoções por antiguidade na carreira do Ministério Público. As normas foram questionadas pela PGR nas ADIns 7.296, 7.284 e 7.289, analisadas na sessão virtual encerrada em 6 de maio.

As legislações estaduais previam critérios adicionais, como tempo de serviço público estadual, tempo na administração pública e número de filhos dos membros da instituição, critérios que não estão previstos na legislação Federal. O relator, ministro André Mendonça, afirmou que as regras violam a competência da União para legislar sobre normas gerais da organização do Ministério Público, conforme estabelece a Constituição Federal.

 (Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

André Mendonça é o relator dos processos.(Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Segundo o ministro, a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (lei 8.625/93) permite apenas critérios diretamente relacionados ao desempenho funcional, como tempo na entrância, conduta e dedicação ao cargo. Para ele, a inclusão de fatores pessoais ou alheios à atividade institucional, como tempo de serviço anterior ou quantidade de filhos, não se alinha aos objetivos da norma e contraria os princípios constitucionais da isonomia e da igualdade entre os entes federativos.

A decisão, tomada por unanimidade, terá eficácia a partir da publicação da ata de julgamento. O tribunal estabeleceu esse marco com o objetivo de garantir segurança jurídica e preservar promoções que foram efetivadas com base nas normas agora invalidadas.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...