MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Dino mantém benefício a crianças com deficiência causada pelo Zika
STF

Dino mantém benefício a crianças com deficiência causada pelo Zika

Decisão garante indenização de R$ 60 mil prevista na MP 1.287/25, mesmo que a norma perca validade. O Congresso tem até 2 de junho para votar.

Da Redação

sábado, 17 de maio de 2025

Atualizado às 09:14

O ministro Flávio Dino, do STF, concedeu liminar garantindo o direito à indenização prevista na MP 1.287/25 a crianças com deficiência causada pelo Zika Vírus durante a gestação, ainda que a norma perca a validade por falta de apreciação do Congresso Nacional. A vigência da norma é até 2 de junho.

A decisão foi tomada no MS 40.297, impetrado por familiares de uma criança afetada, que alegaram omissão do INSS na regulamentação do benefício.

O ministro ressaltou que o benefício deve ser garantido em respeito à segurança jurídica e aos direitos de crianças e pessoas com deficiência.

 (Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Dino mantém benefício a crianças com deficiência causada por Zika, ainda que MP perca validade.(Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

O caso

Em mandado de segurança, a família de uma criança com deficiência causada pelo Zika Vírus durante a gestação solicitou liminar para que o INSS disponibilizasse canais adequados de comunicação para o requerimento do benefício assistencial, além de fornecer a relação dos documentos exigidos.

Segundo os familiares, a ausência de um canal específico para esse tipo de demanda compromete direitos fundamentais, como o acesso à saúde, a dignidade da pessoa humana e a proteção integral da criança.

Indenização assegurada

A MP 1.287 foi editada em 8 de janeiro deste ano, prevê o pagamento de indenização de R$ 60 mil, em parcela única, a crianças com até 10 anos acometidas por sequelas decorrentes do Zika Vírus durante a gestação.

No entanto, o Congresso ainda não apreciou o texto, e o prazo para análise expira em 2 de junho.

Considerando o princípio da segurança jurídica, o ministro determinou que o direito ao benefício seja garantido mesmo se a MP perca a vigência, em respeito ao princípio do melhor interesse da criança e do adolescente, bem como na proteção constitucional das pessoas com deficiência.

O ministro determinou ainda que a Presidência da República e o INSS prestem informações sobre o caso no prazo de 10 dias. 

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...