MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Prazo para contestação conta da desistência em favor de corréu
Sem revelia

STJ: Prazo para contestação conta da desistência em favor de corréu

Colegiado entendeu que prazo para defesa começa a correr após homologação da desistência em favor de corréu ainda não citado.

Da Redação

terça-feira, 20 de maio de 2025

Atualizado em 21 de maio de 2025 14:54

A 3ª turma do STJ decidiu que o prazo para o réu apresentar contestação só começa a contar depois que a Justiça homologa a desistência do autor em relação ao corréu que ainda não havia sido citado. Com esse entendimento, a Corte anulou a revelia que havia sido decretada contra o réu que apresentou a contestação após esse momento.

O caso

O autor ajuizou ação contra dois réus. Apenas um deles foi citado e compareceu à audiência de conciliação. Como o outro ainda não havia sido citado, a audiência foi adiada.

Antes da nova data, o autor desistiu da ação em relação ao réu que ainda não tinha sido citado. A controvérsia girou em torno de um ponto: quando começou o prazo de 15 dias para o  réu remanescente apresentar sua defesa.

Como funciona na prática

Pelo CPC, quando há mais de um réu, o prazo para contestar só começa depois que todos forem citados e houver tentativa de audiência de conciliação, salvo se todos declararem desinteresse no acordo.

Se a audiência for cancelada ou não acontecer por algum motivo (como a desistência em relação a um dos réus), o prazo para defesa só começa após esse fato ser formalizado, ou seja, a partir da homologação da desistência pela Justiça.

Voto da relatora

Ministra Nancy Andrighi, relatora do caso, afirmou que o CPC prioriza a tentativa de conciliação e que, no caso, não havia justificativa para exigir a apresentação da defesa antes da homologação da desistência. Assim, o réu que compareceu à audiência não estava em mora quando apresentou sua contestação.

"O prazo de contestação começa com a homologação da desistência, e não antes", explicou a ministra.

Com isso, o STJ considerou que a contestação foi feita dentro do prazo legal. A penalidade de revelia foi afastada, e o processo deve retornar ao tribunal de origem para ser reavaliado, agora com a defesa considerada válida.

Veja o voto:

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...