MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Relatório da Thomson Reuters traça cenário da Gen IA na América Latina
IA generativa

Relatório da Thomson Reuters traça cenário da Gen IA na América Latina

Pesquisa revela um potencial significativo para impulsionar a inovação e a competitividade econômica.

Da Redação

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Atualizado em 30 de maio de 2025 13:40

O relatório publicado pelo Thomson Reuters Institute traz dados sobre o comportamento dos latino-americanos em relação à Gen IA. O estudo indica que, com estratégias estruturadas, políticas bem elaboradas e um plano de investimento que envolva ferramentas tecnológicas e treinamento de pessoas, as organizações na América Latina podem adotar a Gen IA com sucesso, aumentando sua competitividade e inovação no mercado global.

Otimismo na América Latina em relação à Gen IA

 (Imagem: Divulgação )

Dados do relatório(Imagem: Divulgação )

Apesar de os dados indicarem otimismo dos latino-americanos quanto à adoção da Gen IA, a preocupação com a segurança de dados, mencionada por 53% dos entrevistados, a privacidade e a confidencialidade das informações inseridas nas ferramentas de Gen IA (50%), além do custo dessas ferramentas (50%), surgem como as principais barreiras. Já em escala global, a principal preocupação é com respostas imprecisas, apontada por 73% dos entrevistados.

Em relação aos desafios, 18% dos entrevistados na América Latina afirmaram que suas organizações estabeleceram políticas para orientar o uso da Gen IA, contra 36% no cenário global. Sobre a falta de treinamento, 77% dos entrevistados latino-americanos manifestaram preocupação, enquanto globalmente esse número é de 64%.

Embora a América Latina esteja atualmente abaixo da média global (22%) na integração empresarial da Gen IA - com apenas 15% dos entrevistados latino-americanos afirmando já utilizá-la - os dados indicam intenção de adoção futura.

Mais de um terço (38%) dos entrevistados da região afirmaram que suas organizações planejam implementar a Gen IA, e 20% disseram que ainda estão avaliando seu uso.

Em larga escala, menos de um quinto (18%) dos entrevistados na América Latina mencionaram que suas organizações já utilizam a Gen IA, enquanto 26% dos entrevistados globais afirmaram o mesmo.

A expectativa dos profissionais latino-americanos quanto à adoção da Gen IA nos próximos meses e anos é a seguinte: 21% esperam que isso aconteça em suas organizações nos próximos seis meses; 29%, entre seis e doze meses; e 12%, entre um e três anos. Apenas 20% afirmaram não ter certeza sobre o cronograma de adoção em suas organizações.

Thomson Reuters Brasil

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...