MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Rocambole do inferno": Dino narra ofensas recebidas e ironiza apelido
Estado de alerta

"Rocambole do inferno": Dino narra ofensas recebidas e ironiza apelido

Ministro usou o episódio para criticar banalização da violência e defender proteção a autoridades públicas.

Da Redação

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Atualizado em 23 de maio de 2025 07:41

Durante sessão plenária do STF nesta quinta-feira, 22, ministro Flávio Dino relatou ter recebido, por meio da ouvidoria da Corte, uma mensagem com ofensas e ameaças de violência física - incluindo incitação à invasão do Supremo. Entre os insultos, o autor da mensagem o chamou de "rocambole do inferno".

Apesar do tom irônico com que comentou o episódio - "vou perguntar à minha esposa o que ela acha; ela vai dizer: 'você é meio rocambole, nunca do inferno'" -, Dino alertou para a gravidade do contexto.

"O espírito do tempo é de cultivo de ódios e desvarios, numa escala criminosa. Isso ganha materialidade. As caixas de comentários nas redes sociais penetram na mente humana."

O ministro afirmou que esse ambiente de hostilidade está diretamente ligado à necessidade crescente de proteção às autoridades públicas. Destacou que o regime de segurança atual é muito mais severo do que há duas décadas.

"Não é o mesmo de dez ou vinte anos atrás, infelizmente. É péssimo o que vivemos hoje - nós e nossas famílias."

Dino ainda citou dois episódios recentes de violência institucional: um ataque com explosivos ao ministério do Desenvolvimento Social, ocorrido enquanto a sessão era transmitida ao vivo, e o disparo que atingiu a sede do TRE/PR, na quarta-feira, 21.

Ambos os fatos ainda estavam sob apuração no momento da fala, mas foram mencionados como exemplos do clima de insegurança crescente.

Assista:

Segurança institucional e cargo comissionado

Nesse cenário, o ministro manifestou apoio à manutenção do cargo comissionado de Assessor de Transporte e Segurança do TCE/SP, tema debatido na sessão plenária.

Para Dino, trata-se de uma função compatível com as exceções constitucionais à regra do concurso público - previstas no art. 37, V da CF -, já que envolve atividade de segurança direta, armada e permanente em favor de conselheiros do Tribunal de Contas.

"Por isso, vou prestigiar a necessidade de segurança dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo", concluiu.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA