MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em audiência, Aldo Rebelo critica censura e Moraes ameaça prendê-lo
Tentativa de golpe

Em audiência, Aldo Rebelo critica censura e Moraes ameaça prendê-lo

Durante o depoimento, Rebelo foi questionado sobre uma reunião na qual Almir Garnier Santos teria se colocado à disposição do então presidente Jair Bolsonaro após a derrota nas eleições de 2022.

Da Redação

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Atualizado às 17:26

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, ameaçou prender o ex-ministro da Defesa e ex-deputado federal Aldo Rebelo por desacato, durante audiência realizada nesta sexta-feira, 23, no âmbito da ação penal que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e integrantes do chamado núcleo 1.

Aldo Rebelo foi arrolado como testemunha de defesa do almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha. A oitiva ocorreu por videoconferência e integra a fase de instrução do processo conduzido pela 1ª turma do STF, sob relatoria do ministro Moraes.

 (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

Ministro Alexandre de Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato durante depoimento.(Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

Conforme informado pela CNN, durante o depoimento, Rebelo foi questionado sobre uma reunião na qual Garnier teria se colocado à disposição do então presidente Jair Bolsonaro após perder as eleições de 2022. O ex-ministro respondeu que era preciso considerar o que é "força de expressão" na lingua portuguesa, "ela nunca pode ser tomada literalmente. Quando alguém diz: 'estou à disposição', isso não pode ser lido literalmente".

Então Moraes pergunta se Rebelo estava presente na referida reunião. Diante da resposta negativa, o ministro foi enfático: "então o senhor não tem condições de avaliar o teor da língua portuguesa naquele caso. Atenha-se aos fatos", Rebelo rebateu dizendo, "a minha apreciação da língua portuguesa é minha. Não vou admitir censura".

Diante desse comentário, Moraes o advertiu, ameaçando de prendê-lo por disacato. "Se o senhor não se comportar, vou lhe prender por desacato. Responda minha pergunta. Sim, ou não?". Rebelo retrucou que não poderia responder apenas com "sim" ou "não".

Depois disso, a audiência continuou normalmente.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA