Lançamento de livro em homenagem à ministra Fátima Nancy Andrighi
A coletânea reúne 39 capítulos escritos por juristas, pesquisadoras, magistradas, advogadas e lideranças femininas.
Da Redação
segunda-feira, 26 de maio de 2025
Atualizado em 27 de maio de 2025 13:45
O Espaço Cultural do STJ promove, no dia 3/6, das 18h30 às 21h, o lançamento do livro "Construção de um Legado para Igualdade de Direitos às Mulheres - em homenagem à Ministra Fátima Nancy Andrighi", coordenado por Rosane Rosolen de Azevedo Ribeiro e Rita Dias Nolasco.
A coletânea reúne 39 capítulos escritos por juristas, pesquisadoras, magistradas, advogadas e lideranças femininas que, por meio de reflexões profundas e relatos inspiradores, abordam os desafios, avanços e perspectivas na promoção da igualdade de gênero, justiça social e defesa dos direitos humanos no Brasil contemporâneo.
Principalmente, a obra enaltece as importantes contribuições de mulheres, em diversas áreas, na busca por formas eficientes de promoção da justiça e preservação dos direitos fundamentais previstos na Constituição brasileira e na legislação internacional das quais o Brasil é signatário.
Organizada em torno de temas como justiça de gênero, reforma tributária, proteção às mulheres, educação em direitos humanos, representatividade feminina, cuidados, família e protagonismo político, a obra também presta homenagens a figuras marcantes da trajetória jurídica brasileira, como a ministra Fátima Nancy Andrighi, evidenciando o legado das mulheres que abriram caminhos para a equidade no sistema de Justiça.
A publicação destaca-se por apresentar um panorama plural e atual da realidade das mulheres no Brasil, promovendo o diálogo entre o Direito e as lutas feministas, em consonância com os princípios constitucionais e compromissos internacionais de direitos humanos.
Mais do que uma coletânea acadêmica, o livro é um marco de reconhecimento, resistência e afirmação da justiça com equidade, sendo leitura fundamental para profissionais do Direito, estudantes, pesquisadoras e todos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Coordenadoras:
Rosane Rosolen de Azevedo Ribeiro
Advogada desde 1991, com especialização e atuação na área de Direito Público e Administrativo, contencioso judicial na área tributária, em todas as instâncias e tribunais, perante órgãos públicos federais, estaduais e municipais, agências reguladoras como Anatel e Anvisa; autarquias, especialmente CADE; empresas públicas, como a CONAB; e ministérios, especialmente o Ministério das Comunicações, acompanhando concessões de emissoras de rádio e TV. Atua constantemente em Tribunais Superiores como procuradora de empresas e pessoas físicas nas áreas de direito tributário, telecomunicações e econômico.
Rita Dias Nolasco
Doutora em Direito pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do COGEAE/PUC-SP na especialização de Direito Processual Civil. Membro do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Processual, secretária-Geral Adjunta do IBDP no Estado de São Paulo, e membro do CEAPRO - Centro de Estudos Avançados de Processo. Procuradora da Fazenda Nacional e Diretora Estadual do CEAE-SP - Centro de Altos Estudos da PRFN da 3ª Região.
Coautoras
- Alessandra Lima;
- Aline Gomes Caselato;
- Ana Morena Sayão Capute Nunes;
- Anna Maria da Trindade dos Reis;
- Ariane Costa Guimarães;
- Bárbara Mendes Lôbo Amaral;
- Carolina Alves de Souza Lima;
- Carolina Andraus Lane;
- Clara Moura Masiero;
- Crisleine Yamaji;
- Cristina Maria Gama Neves da Silva;
- Cristina Nascimento de Melo;
- Daniele Maranhão;
- Elaine Santos;
- Fernanda Botelho de Oliveira Dixo;
- Fernanda Hesketh;
- Fernanda Tillmann de Castro;
- Gabriela Brederodes;
- Gabriela Rosolen de Azevedo Ribeiro;
- Gilda Issler de Azevedo Ribeiro;
- Jamila Jorge Ferrari;
- Josefina Maria de Santana Dias;
- Joyce Ribeiro;
- Julia de Baére;
- Juliana Luciano;
- Larissa Quattrini;
- Lídia Passos;
- Louise Vilela Leite Filgueiras;
- Luiza Nagib Eluf;
- Manuellita Hermes;
- Marcia Conceição Alves Dinamarco;
- Maria Cristina Angelim Barboza;
- Maria Cristina Irigoyen Peduzzi;
- Maria Garcia;
- Maria Inês Dolci;
- Maria Paula;
- Mariana Lôbo Espiñeira;
- Marianela Mirpuri;
- Marilene Mariottoni;
- Marizete Rosolen Furian;
- Mary Elbe Queiroz;
- Mônica Monteiro;
- Mylene Pereira Ramos Seidl;
- Rita Dias Nolasco;
- Rosane Rosolen de Azevedo Ribeiro;
- Vanuza Vidal Sampaio.
Serviço:
Dia: 3/6
Horário: 18h30 às 21h
Local: Espaço Cultural do STJ, mezanino do Edifício dos Plenários, 2º andar - o endereço do STJ é SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF.






