1º Fórum #porElas sobre Direito e Insolvência acontece em São Paulo
Evento destaca avanços na participação de mulheres e difusão do conhecimento jurídico na área de insolvência, marcando o lançamento do livro "Mulheres da Insolvência - Parte II".
Da Redação
terça-feira, 27 de maio de 2025
Atualizado em 28 de maio de 2025 14:52
São Paulo sediará, na próxima quinta-feira, 29, a primeira edição do Fórum #porElas, vinculada ao Ibajud - Instituto Brasileiro da Insolvência, que ocorrerá no Hotel Sheraton, na zona sul da cidade, das 17 às 22h.
O encontro reunirá magistradas, advogadas, empresárias e representantes da área do Direito Empresarial. O objetivo é fomentar a troca de experiências, debater o aperfeiçoamento dos sistemas de insolvência e destacar a atuação transformadora das mulheres nesse segmento.
Durante o evento, será lançado o livro "Mulheres da Insolvência - Parte II", uma coletânea que reúne artigos de 90 autoras - entre magistradas, advogadas, professoras e administradoras judiciais de diversas regiões do país.
Coordenado pela desembargadora Mônica Di Piero, pelas juízas Giovana Farenzena e Cláudia Batista, e pelas advogadas Samantha Longo e Taciani Campagnaro, com liderança institucional de Rosely Cruz, sócia do Cruz, Amaral, Vilela e Magalhães by neolaw, o projeto traz reflexões sobre recuperação judicial, falência, financiamento e reorganização empresarial.
Os textos apresentam diferentes perspectivas profissionais e experiências pessoais, abordando os desafios enfrentados por mulheres na área da insolvência.
Entre as diversas autoridades confirmadas estão a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Lenzi Ruas de Almeida; a desembargadora do TJ/RJ, Mônica Maria da Costa Di Piero; e a juíza de direito do TJ/SP, Ana Rita de Figueiredo Nery.
A programação contará ainda com um desfile e um leilão beneficente de um vestido criado pelo estilista Geraldo Couto. Toda a renda será revertida para uma instituição que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade.
"O Fórum nasceu do compromisso de valorizar e dar visibilidade às mulheres que atuam, com competência e responsabilidade, em uma área tão estratégica para a economia brasileira. Nosso propósito é estimular o debate qualificado, ampliar redes de apoio e mostrar que a pluralidade de olhares promove melhores soluções para os desafios da reestruturação empresarial no Brasil", destaca Rosely Cruz, idealizadora do #porElas e fundadora do Ibajud.
"A presença das mulheres na área da insolvência é resultado de trajetórias que refletem dedicação e preparo. O objetivo do Fórum #porElas é criar um espaço de diálogo e reconhecimento, em que possamos celebrar as histórias, experiências e contribuições significativas das mulheres que estão transformando o cenário do Direito Empresarial e Falimentar no país", afirma Taciani Campagnaro, diretora do #porElas.
Para mais informações e inscrições do Fórum #porElas, clique aqui.






