MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB vai acionar STF contra teto de 1% para honorários em renegociações
Inconstitucionalidade

OAB vai acionar STF contra teto de 1% para honorários em renegociações

Conselho alega que o limite prejudica advogados e fere a Constituição.

Da Redação

terça-feira, 27 de maio de 2025

Atualizado às 16:44

Os conselheiros Federais da OAB aprovaram, por unanimidade, a proposição de ADIn no STF contra dispositivos da lei 7.827/89 e da lei 14.166/21, que limitam a 1% os honorários advocatícios em renegociações de dívidas dos fundos constitucionais de financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A Ordem alega que as normas violam os princípios da proporcionalidade e o direito de propriedade.

A proposição questiona, especificamente, o art. 15-E, § 6º da lei 7.827/89 e os arts. 3º, § 6º, e 6º, §§ 1º e 4º da lei 14.166/21. A relatora da matéria, conselheira Federal Fabíola Marquetti Sanches Rahim, seguiu parecer da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, que destacou a natureza alimentar dos honorários advocatícios estabelecida pelo CPC e já consolidada pelo STF por meio da Súmula Vinculante 47.

"Assim, ao impor um teto rígido de 1%, sem considerar a complexidade do trabalho, o valor da causa ou os critérios legais de fixação dos honorários do Código de Processo Civil, a norma impugnada avilta a remuneração do advogado, ofendendo o princípio da dignidade da pessoa humana, o direito de propriedade e da proporcionalidade", pontuou a relatora.

 (Imagem: Raul Spinassé/Ascom CFOAB)

Conselho Pleno aprova propositura de ADI contra teto de 1% para honorários em renegociações.(Imagem: Raul Spinassé/Ascom CFOAB)

A lei 14.166/21, que resultou da conversão da MP 1.016/20, alterou a lei 7.827/89 para instituir regras de renegociação extraordinária de dívidas vinculadas aos fundos. Foram acrescentados à legislação original os arts. 15-E a 15-H, além de dispositivos autônomos que tratam de diversos aspectos dessas renegociações.

Durante a tramitação legislativa, o Congresso Nacional incluiu dispositivos que limitaram a 1% os honorários advocatícios em ações judiciais relativas a operações renegociadas, previsão que não constava na redação original da medida provisória. Embora o veto presidencial tenha apontado que a medida poderia encarecer a dívida, estimular a inadimplência e desrespeitar normas orçamentárias pela ausência de estimativa de impacto financeiro, o veto foi rejeitado pelos parlamentares, mantendo-se o texto aprovado pelo Congresso.

"O descompasso entre o teto de 1% e a realidade das causas de baixa complexidade e pequeno valor - as mais atingidas pela norma, segundo dados do Governo Federal mencionados no parecer da Comissão - evidencia a desproporção da medida, que desestimula a atuação profissional e compromete o acesso à Justiça, em especial nas regiões mais carentes do país, como Norte, Nordeste e Centro-Oeste", observou Fabíola.

Por fim, a relatora ressaltou que, conforme pontuado pela Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, a matéria relacionada a honorários advocatícios é de natureza processual, cuja competência legislativa é privativa da União.

"Ao inovar em sentido diverso do regime do Código de Processo Civil, a norma impugnada contraria os critérios exaustivamente estabelecidos no CPC, sem traçar justificativa razoável e ignorando princípios fundamentais da Constituição Federal", concluiu.

Com informações da OAB.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...