MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST rejeita recurso por petição recebida 2 minutos depois do prazo
Prazo

TST rejeita recurso por petição recebida 2 minutos depois do prazo

Advogado alegou problemas técnicos, mas a falta de comprovação resultou na intempestividade do recurso. Colegiado destacou a importância do cumprimento rigoroso dos prazos.

Da Redação

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Atualizado às 16:21

O TST rejeitou o recurso de revista interposto por mecânico de manutenção por petição eletrônica recebida dois minutos depois do fim do prazo. O protocolo eletrônico registrou o ingresso da petição às 0h2m39s do dia 5/7/24, ultrapassando em pouco mais de dois minutos o prazo legal, que se encerrava às 23h59m59s do dia 4/7/24.

O mecânico buscava indenização por acidente de moto. Embora a sentença de primeiro grau lhe fosse favorável, o TRT da 3ª região reformou a decisão. O recurso de revista, destinado a contestar essa reforma, foi considerado intempestivo pela presidência do TRT.

O advogado do mecânico argumentou que enfrentou dificuldades para assinar eletronicamente a petição devido a um conflito de assinadores em seu computador. Solicitou, então, que o ínfimo atraso fosse desconsiderado, invocando os princípios da razoabilidade e da boa-fé.

 (Imagem: Freepik)

Prazo era até 23h59m59s, e documento foi registrado no dia seguinte.(Imagem: Freepik)

A relatora do agravo, ministra Maria Cristina Peduzzi, citou a lei 11.419/16, que regulamenta a informatização do processo judicial, e a Instrução Normativa 30/07 do TST.

Ambas as normas estabelecem o horário de recebimento no sistema eletrônico da Justiça do Trabalho como parâmetro para a verificação da tempestividade dos recursos.

"Sem comprovação de indisponibilidade ou instabilidade no sistema de peticionamento eletrônico, o recurso deve ser considerado intempestivo, ainda que por poucos minutos", afirmou a ministra.

Leia aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...