MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Luiz Fux participa da "Conseguro 2025"
Conferência

Ministro Luiz Fux participa da "Conseguro 2025"

Evento aconteceu em SP, dia 27/5. Segundo o ministro do STF, a nova lei de seguros só terá validade em contratos firmados após sua vigência.

Da Redação

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Atualizado em 29 de maio de 2025 08:17

A nova lei de seguros (lei nº 15.040/24), que terá início da vigência em dezembro desse ano, só deverá ser aplicada em contratos celebrados após sua entrada em vigor. O entendimento do ministro do STF, Luiz Fux, foi tratado durante a "Conseguro", maior conferência do setor segurador, organizada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), dia 27/5, em SP.

Segundo o ministro do STF, o direito está em constante modificação e o novo marco legal dos seguros muda o ambiente objetivo jurídico. Ele ressalta a importância da adequação à jurisprudência até sua aplicação.

"Mesmo com a mudança da lei, essa modificação do entendimento tem de passar por uma profunda fundamentação e, mesmo assim, com efeitos prospectivos. Se no momento da propositura a jurisprudência é aquela, a mudança da jurisprudência deve ser ex nunc para frente e nunca para trás, digamos assim, violando o princípio da vedação de surpresa das decisões judiciais", afirmou.

A nova legislação foi sancionada em dezembro de 2024, e sua vigência se dá um ano após a sua publicação, ou seja, a partir de 11/12/25. A partir dessa data, as regras sobre seguro privado previstas no Código Civil serão revogadas e a Lei 15.040/2024 passará a reger a matéria.

 (Imagem: Heusi Action)

Ministro Luiz Fux durante "Conseguro 2025".(Imagem: Heusi Action)

Diálogo sobre a nova lei

No mês passado foi lançado o livro "Lei de Seguros Interpretada". A obra traz uma análise aprofundada de cada um dos 134 artigos da recém-sancionada lei nº 15.040/24 - o Novo Marco Legal dos Seguros - e reúne contribuições de 73 profissionais especializados em Direito do Seguro.

Segundo a diretora jurídica da CNseg, Glauce Carvalhal, uma das autoras da publicação, a Lei 15.040 representa um avanço importante ao estruturar, de forma mais clara, os direitos e deveres do consumidor de seguros, desde a contratação até a regulação do sinistro.

"Como toda legislação, ela traz consigo desafios significativos. Por isso, é fundamental que haja um verdadeiro espírito de cooperação entre consumidores, seguradoras, reguladores, operadores do Direito e magistrados, para que a lei cumpra, de fato, o propósito para o qual foi concebida", reforçou.  

Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg)

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...