MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Operação da PF mira juiz afastado por venda de sentenças em MT
Corrupção judicial

Operação da PF mira juiz afastado por venda de sentenças em MT

Investigação aponta a existência de um esquema milionário de propinas e lavagem de dinheiro.

Da Redação

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Atualizado às 19:15

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 29/5, a 8ª fase da Operação Sisamnes que visa aprofundar investigações sobre crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em Mato Grosso, incluindo suspeitas de venda de decisões judiciais.

A operação envolve o cumprimento de três mandados de busca e apreensão no Estado, além do afastamento do juiz de Direito Ivan Lúcio Amarante, da 2ª vara de Vila Rica/MT, e o sequestro de bens e valores no montante de aproximadamente R$ 30 milhões. 

O juiz já está afastado de suas funções desde outubro de 2024 por decisão do CNJ, que manteve a medida cautelar nesta terça-feira, 27.

Os mandados foram autorizados pelo ministro Cristiano Zanin, que também determinou a proibição de o magistrado deixar o país e o recolhimento do passaporte.

 (Imagem: Reprodução/TV Justiça)

PF cumpre mandados e afasta o juiz Ivan Lúcio Amarante, suspeito de venda de sentenças e ocultação de milhões em MT.(Imagem: Reprodução/TV Justiça)

Entenda

De acordo com as investigações, o esquema foi identificado após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, ocorrido em 2023 em frente ao escritório dele, em Cuiabá/MT. A Polícia Federal revelou a existência de uma organização criminosa especializada em espionagem e homicídios sob encomenda.

O grupo, conhecido como "Comando C4" - ou "Comando de Caça Comunistas, Corruptos e Criminosos" -, tinha tabelas impressas com os "preços" de cada assassinato e foi descoberto a partir da análise do celular de Zampieri.

Mensagens e arquivos encontrados no celular do advogado assassinado indicaram ainda indícios de venda de sentenças e movimentações financeiras suspeitas, incluindo pagamentos a desembargadores e ministros do STJ. O esquema teria sido criado para disfarçar o pagamento de propinas milionárias em troca de decisões judiciais favoráveis, atribuídas a um magistrado do TJ/MT.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...