MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF fixa transição para extinção de cargos comissionados no TCE/GO
Supremo | Sessão

STF fixa transição para extinção de cargos comissionados no TCE/GO

Decisão prevê que cargos técnicos sejam extintos à medida que atuais ocupantes se aposentarem, vedada nova transição.

Da Redação

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Atualizado às 18:09

O plenário do STF concluiu nesta quinta-feira, 7, a modulação de efeitos da decisão que declarou inconstitucional dispositivos da lei estadual 15.122/05, de Goiás, que criaram cargos comissionados de natureza técnica no Tribunal de Contas do Estado.

Por maioria, os ministros decidiram que a extinção dos cargos se dará à medida que os atuais ocupantes se aposentarem, desde que tenham sido investidos entre 2005 e 2020.

Foi também vedada a criação de novo regime de transição, fixando-se como marco de referência a situação funcional consolidada até o momento da decisão de mérito.

A Corte entendeu, ainda, que ficou preenchido o quórum constitucional de 2/3 exigido para modulação, uma vez que mais de oito ministros votaram a favor da medida.

 (Imagem: Cezar Augusto Pereira de Souza/Flickr/TCE-GO)

STF definiu modulação de efeitos após invalidar cargos comissionados no TCE/GO.(Imagem: Cezar Augusto Pereira de Souza/Flickr/TCE-GO)

Entenda o caso

No julgamento ocorrido em 22 de maio, os ministros seguiram o voto do relator, ministro Edson Fachin, que ressaltou a ausência de vínculo de confiança entre os ocupantes desses cargos e a autoridade nomeante.

Para S. Exa., as atribuições descritas na norma são genéricas, pouco objetivas e incompatíveis com as exigências constitucionais para cargos comissionados.

Fachin frisou que a jurisprudência do Supremo exige precisão na descrição das funções e demonstração de que se trata de cargo de confiança, o que não se verifica no caso goiano.

A modulação, ou seja, a definição de quando e como a decisão do Supremo produzirá efeitos, foi debatida durante a sessão e dividiu os ministros.

Algumas propostas incluíam a concessão de prazo de 24 meses para extinção dos cargos. Nesta quinta-feira, 7, houve a definição da modulação e prevaleceu a fórmula mais branda, permitindo que servidores já investidos até 2020 permaneçam nos postos até se aposentarem.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA