OAB/SP amplia projeto de transição energética e inaugura usina em Cotia
Solenidade, na sexta-feira (30), contará com as presenças do presidente e do tesoureiro da entidade, Leonardo Sica e Alexandre de Sá Domingues; planejamento é abastecer todas as unidades do Estado.
Da Redação
quinta-feira, 29 de maio de 2025
Atualizado às 14:14
OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo está expandindo seu projeto de transição energética com a inauguração, nesta sexta-feira (30), de mais uma usina fotovoltaica, na cidade de Cotia. Pioneira, a iniciativa busca contribuir para a preservação ambiental, além de gerar economia para a entidade. O evento de inauguração contará com as presenças do presidente e do tesoureiro da Ordem paulista, respectivamente, Leonardo Sica e Alexandre de Sá Domingues.
Com essa nova instalação, a Secional passa a contar com quatro unidades no Estado, incluindo a usina localizada em Três Fronteiras, inaugurada em março de 2023 como projeto-piloto da OAB/SP. Depois, vieram as unidades de Ilha Solteira e Votuporanga, ambas inauguradas no ano passado. O planejamento prevê a construção de 18 usinas, o que permitirá a mudança da matriz energética nos mais de 500 pontos de atendimento da instituição.
A Central Geradora de Microgeração de Energia Fotovoltaica de Cotia é composta por 62 painéis de 580W, que alimentam 25 kW de inversores. A geração anual estimada é de 45,762 MWh, o que resultará na redução de 44,53 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. A usina ocupa uma área total de 163,99 m².
Quando o projeto estiver consolidado, com todas as usinas em funcionamento, a projeção é reduzir a emissão de 100 toneladas de CO2 na atmosfera por mês. Além disso, a economia estimada na conta de energia será de quase R$ 2,5 milhões por ano, representando uma redução de 70% a 80% em relação aos custos atuais da secional.
"Farol para a sociedade"
Sica destaca a importância do projeto das usinas diante das mudanças climáticas, que colocam a saúde da população em risco. "Lamentavelmente, estamos vivendo em meio à fumaça, ao fogo e à secura. A OAB/SP, neste caso, está funcionando como um farol para a sociedade, porque, provavelmente, isso que a entidade está fazendo é algo que todos terão que fazer para não morrermos sufocados. O projeto é um marco para a secional", afirma o presidente da Ordem paulista.
"É mais um passo na nossa política de sustentabilidade, que se associa aos projetos de subseções ESG ATIVA, que têm, entre outros objetivos, reforçar a liderança da OAB/SP em ações voltadas ao meio ambiente, às mudanças climáticas, à responsabilidade social e à governança", ressalta o tesoureiro Alexandre Domingues.
Serviço
Data: 30/5 (sexta-feira)
Horário: a partir das 14h
Local: OAB Cotia - Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1.015, Parque Bahia, Cotia - SP





